As competências do marketing pessoal

1 de junho de 2012

Confira as características que irão fazer a diferença na hora da divulgação do produto chamado você

Quando se fala de marketing pessoal é comum que se concentre em fatores externos – como a aparência e postura dos indivíduos – como sendo o fator preponderante para distinguir aqueles que fazem ou não marketing pessoal.

Esses fatores são importantes, mas somente eles não garantem o sucesso dessa ferramenta de alavancagem da carreira profissional e das relações sociais.

É preciso lançar uma visão mais humanista sobre o marketing pessoal. Por meio dela o ser humano pode associar suas habilidades pessoais de personalidade – o conteúdo interno – a técnicas eficazes de divulgação de si mesmo – o fator externo.

Neste contexto, cinco competências são fundamentais para a realização do marketing pessoal a partir dessa abordagem. Confira a seguir.

E mpatia – É a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro. Segundo Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama, todo indivíduo passa por diversas fases no desenvolvimento de sua estrutura de personalidade e pode-se dizer que atinge a maturidade psicológica quando consegue “inverter papéis”, ou seja, usar da empatia.

Dicas

Exercite-se no seu dia-a-dia imaginando como seria enfrentar os desafios de:

  • Ocupar o cargo do seu chefe ou subordinado;
  • Atender ao público como um caixa de banco em dia de grande movimento;
  • Fazer a faxina no escritório depois de um dia de trabalho;
  • Dirigir no trânsito caótico por profissão, etc.

Após este exercício, passe a agir como gostaria de ser tratado em cada uma dessas situações. Certamente todos os envolvidos passarão a respeitá-lo muito mais do que de costume.

Simpatia – Antigamente, dizia-se que a educação abre portas e que a simpatia é um dos melhores canais de acesso ao sucesso profissional e pessoal. As pessoas em geral gostam de quem as tratam bem.

Dicas

  • Seja cordial, afetuoso, entusiástico e “educado”. Isto é fundamental para garantir uma imagem positiva entre as pessoas de seu relacionamento;
  • Ações simples como um cumprimento, um sorriso, um abraço ou um olhar podem garantir pontos importantes para o seu marketing pessoal.
  • Aja com simpatia e lembre-se sempre das “palavras mágicas”: bom dia, obrigado, com licença e desculpe.

A alegria é um poderoso antídoto contra o estresse e contagia todos que estão por perto. Afinal, você conhece alguém que procurou um namorado ou namorada que fosse emburrado, pessimista ou desanimado? Claro que não! O ser humano gosta e precisa de energia positiva para viver bem.

Comunicação – Neste item há dois pontos a destacar: falar corretamente e vencer a barreira da timidez e do orgulho. Ter uma comunicação impecável é crucial para qualquer profissão e mais ainda quando se trata de garantir uma boa imagem diante do seu cliente, chefe ou até mesmo parceiro ou parceira. Para isso, é fundamental adequar a linguagem para cada situação, pois só assim é possível se sobressair em meio ao padrão que assola a maioria das pessoas nas corporações. O outro ponto importante é fazer com que as pessoas saibam quem é você e o que tem a oferecer, ou seja, vencer a barreira da timidez e do orgulho. Há um famoso ditado que diz: quem tem boca vai a Roma. À medida que compartilha com os demais seus planos, idéias, projetos e sonhos, você está abrindo a possibilidade de eles fazerem parte e até mesmo ajudarem a concretizá-los. As pessoas querem participar, mas para isso precisam saber. Portanto, comunique!

Dicas

  • Estude;
  • Leia revistas, livros e jornais;
  • Participe de cursos sobre oratória;
  • Aprimore ao máximo sua capacidade de falar corretamente para cada público e situação;
  • Comunique seus planos, idéias, projetos e sonhos.

As pessoas querem participar, mas, para isso, precisam saber que você precisa ou gostaria da ajuda delas. Com isso você estará abrindo a possibilidade de eles fazerem parte e até mesmo ajudá-lo a concretizar seus projetos.

Ter conteúdo – De nada adianta ser um ótimo comunicador e agir com simpatia se não tiver efetivamente conteúdo. É muito importante ter o que dizer, possuir conhecimento, mostrar a que veio e transmiti-lo de forma natural. Nos últimos tempos, parece que a sociedade foi assolada por “carinhas bonitas”, mas que não têm nada a dizer, não transmitem absolutamente nada e assim passam despercebidas. Estas pessoas estão nas empresas, na mídia, na política, nas rodas de amigos, enfim, em todos os lugares onde é possível fazer “cara de conteúdo”. A verdade é que as pessoas se lembram daqueles que transmitem segurança, que consolidam sua imagem, sua presença através de opiniões claras, idéias firmes ou, simplesmente, porque estão ligadas no que está acontecendo ao seu redor e têm o que exprimir com assertividade. Para ter conteúdo é imprescindível aprimorar o hábito da leitura, diversificar o acesso às informações, ampliar o contato com as diversas formas de cultura, participar de eventos da sua área de interesse e também de outras áreas diferentes, viajar e freqüentar grupos diferentes.

Apresentação pessoal – Por fim, o cuidado com a aparência também é fator essencial para a realização do marketing pessoal e profissional. Para isto é fundamental o bom senso. Conheço pessoas que possuem boas roupas, muitas vezes de grife, mas não conseguem fazer uma combinação razoável. Ora pecam nos tons, no tecido, no design, ora nos acessórios. Saber adequar a vestimenta para cada situação sem perder o estilo é das tarefas mais difíceis e, muitas vezes, pode ser necessário o apoio de um profissional especializado.

Há alguns fatores que você deve considerar na hora de escolher a roupa ideal:

O tipo de evento ou compromisso que irá participar : se é formal ou informal. Na dúvida, opte pelo formal, pois é mais fácil partir da formalidade para a informalidade do que o inverso, muitas vezes retirando ou mudando apenas uma peça do traje.

Tons e cores : os tons mais claros são recomendados para pessoas mais jovens e durante o dia. Já as cores merecem um cuidado especial com relação à moda, pois nem sempre o que está na moda cabe para você. Um bom exemplo são o vermelho e o pink .

Padrões e texturas: saiba adequar as peças e tome cuidado com babados, decotes, listras, veludo, roupa curta ou longa demais.

Idade: não tente aparentar mais ou menos idade do que possui por meio da roupa e acessórios. Você corre o risco de passar ridículo e ser gozado por todos.

Seu tipo físico: a moda de passarela é feita para pessoas muito magras, então, tenha atenção para se vestir de acordo com seu porte e medidas. Evite roupas apertadas ou largas demais, pois transmitem uma idéia de desleixo.

Com essas informações, já é possível praticar corretamente seu marketing profissional e conquistar pontos positivos na sua carreira. Vale lembrar que tudo isto também se aplica na vida pessoal. Sucesso!

Por Rogério Martins

*Rogerio Martins é psicólogo, consultor de empresas, palestrante, especialista em Liderança e Motivação e sócio-diretor da Persona Consultoria & Eventos.