Preparar o ponto de venda para datas comemorativas é uma técnica muito utilizada pelo varejo e que resulta em aumento de ganhos e atração de novos clientes. “O Dia dos Namorados é uma data muito emocional, em que o desafio central é trabalhar uma comunicação para atingir um cliente que não utilizará o produto comprado. Ou seja, o público-alvo é sempre o parceiro e não o consumidor final”, comenta Ana Costa, diretora executiva do Popai Brasil.
Produtos de perfumaria, têxtil e eletrônicos são os mais procurados nesta data e o apelo utilizado para atrair o consumidor geralmente está relacionado a temas como coração, paixão e flores. Contudo, o humor e a ilustração aparecem como alternativas para sair do óbvio e trabalhar com a intuição do cliente.
“Criar uma comunicação em que a imaginação e o raciocínio do consumidor sejam estimulados é uma forma de comunicar a mesma mensagem, mas de forma diferente. O varejo precisa ousar e não ser tão óbvio no relacionamento com o comprador”, ressalta Costa.
A ilustração aparece como um recurso moderno, divertido e bastante utilizado pelas marcas. A Prada, por exemplo, tem utilizado cada vez mais este conceito em sua comunicação no ponto de venda. “Em datas comemorativas, o varejo deve preparar uma comunicação mais criativa, divertida e com mensagens mais elaboradas”, defende a executiva.
O atendimento é um ponto fundamental para gerar relacionamento com o consumidor e promover uma venda de qualidade e assertiva. “O papel do vendedor é compreender o perfil da pessoa que receberá o presente. Traçadas as preferências, é possível auxiliar o comprador e sugerir opções de produtos que estejam alinhados com os anseios de quem será presenteado”, explica Costa.
Estabelecer uma relação emocional com o comprador é essencial, pois caso o receptor não aprove o presente ou por algum motivo a troca seja necessária, o cliente ficará à vontade para retornar à loja. “O retorno para efetuar uma troca é sempre uma oportunidade de novas vendas e mesmo de aumento do valor da compra realizada”, explica.
Além do atendimento, a iluminação e a aromatização da loja são ferramentas importantes neste processo de sedução e romantismo. Nos Estados Unidos, por exemplo, há alguns anos atrás, a loja Donna Karan trabalhou com iluminação a luz de velas em todo o ambiente. “O cliente leva em média três segundos para decidir se entra em uma loja para comprar ou procura outro ponto de venda. Por isso, inovar e buscar diferenciação em datas comemorativas pode render bons lucros com o investimento”, finaliza a diretora.
Fonte: www. administradores.com.br
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