São João: cuidados com queimaduras devem ser redobrados

11 de junho de 2012

Equipamento de proteção deve ser utilizado no manuseio de fogos de artifício

A chegada das festas juninas inicia um período de festas e comemorações, mas que também inspira muita atenção. Acidentes com fogos de artifício e fogueiras são bastante recorrentes nessa época do ano e atingem, principalmente, as crianças. Além de ferimentos superficiais, ocorrências mais graves podem ocasionar queimaduras de terceiros grau, levando a perda de dedos das mãos e de tecidos moles, que são os músculos.

De acordo com a coordenadora de Prevenção de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde, Marta Silva, o manuseio de fogos de artifício deve ser evitado ou, pelo menos, realizado apenas por adultos. “Sempre que os fogos forem utilizados, é importante não estourá-los próximos às residências, e sempre usar um equipamento de proteção. Se você estoura direto na mão, tem um risco de o rojão não sair, o que pode acarretar em uma amputação, uma queimadura gravíssima na mão e até no rosto”, afirmou Marta, em comunicado divulgado pelo Ministério da Sáude.

Outro aspecto importante, além da prevenção, diz respeito às primeiras ações a serem realizadas logo após o acidente. “Se ocorrer uma queimadura deve-se levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, porque somente um profissional irá avaliar a gravidade e a severidade da situação”, afirma a coordenadora. A prática comum de estourar as bolhas formadas com queimaduras leves deve ser evitada. “A orientação é a de não furá-las. Também não se deve passar cremes ou pomadas caseiras no local do ferimento”, completou.

Fonte: Terra