Arrase na maquiagem e valorize-se

13 de junho de 2012

Saiba como utilizar a make-up no ambiente de trabalho de forma correta e sem exageros e destaque-se da concorrência

Causar uma boa impressão é fundamental para qualquer profissional. Neste quesito é inegável a importância e os benefícios que uma boa aparência pode trazer para a imagem do indivíduo. A roupa, corte de cabelo, unhas e a maquiagem são alguns dos fatores que podem ajudar a identificar a personalidade e os objetivos almejados. Porém, existem algumas regras, ou melhor, posturas, que definem o tipo de visual que se deve seguir em cada ambiente. Em relação às mulheres, o que não se pode negar é que, vaidosas ou não, um batom, uma sombra, delineadores e um simples brilho labial dão um toque especial à beleza feminina, seja qual for o ambiente que ela se encontra.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Avon com 400 mulheres, foi apontado que 76% delas usam maquiagem com freqüência, sendo que 52% desse público fazem uso diário de batons, pós, sombras, cremes e afins.

Para exemplificar esse vasto universo de estar e se sentir bem em qualquer lugar, seguem algumas dicas de maquiagem e como ela deve ser usada no dia-a-dia empresarial. Quem fala sobre o tema é o maquiador e consultor de imagem Alexandre Krizek, formado pela Make Up For Ever Academy e ITM, em Paris, e pela Make-Up School, em Londres.

Acertando na maquiagem
De acordo com Krizek, uma maquiagem bem feita faz toda a diferença e colabora positivamente com a imagem e marketing pessoal no ambiente corporativo. “Muitas empresas estão investindo em treinamentos de auto-maquiagem e apresentação pessoal para suas colaboradoras”, informa o maquiador. “Os segmentos de serviços, atendimento ao cliente e vendas são os que mais procuram esses treinamentos. Várias pesquisas demonstram que mulheres maquiadas no trabalho transmitem mais organização e auto confiança”, acrescenta.

Outro fator relevante no quesito maquiagem é como ela deve ser usada em um processo de seleção. De acordo com estudos com empresas de recolocação profissional, seleção de pessoal e departamentos de Recursos Humanos, se a candidata estiver bem maquiada, certamente ganhará pontos num processo seletivo, pois para a empresa, não contam apenas o aspecto comportamental e experiência profissional, mas também a aparência.

Rotina empresarial e entrevista de emprego
Tanto no local de trabalho quanto numa entrevista, o ideal é não abusar das cores e brilhos. Para Krizek, “é importante dizer que a maquiagem no ambiente de trabalho é bem diferente daquela usada para festas e eventos sociais. Por isso, deixe aquele look mais marcante para depois do expediente”, alerta.

O mercado de cosmético é um dos mais crescentes no mundo e uma infinidade de produtos e marcas são colocados quase que diariamente nas prateleiras, e fica até difícil escolher qual usar. Busque produtos que se adaptem à cor e ao formato de seu rosto e que, principalmente, agrade seu espelho.

Seguem, abaixo, algumas dicas do consultor que vão auxiliar as profissionais a estarem sempre bonitas, com uma pele saudável e, principalmente, se sentindo bem em qualquer ocasião e de acordo com o ambiente corporativo.

Passo-a-passo:

• Opte por uma base líquida para uma cobertura mais suave, espalhando-a do centro do rosto para fora, de maneira uniforme.
  • Não esqueça de aplicar a base no pescoço! Depois, aplique o pó numa quantidade em que tire o brilho excessivo, mas que deixe a pele acetinada.
  • Escove as sobrancelhas e corrija-as com lápis próprio para essa região do rosto, se houver necessidade.
  • Para as sombras, cores neutras como os tons de marrom, azul marinho, bege, verde escuro e branco são as mais indicadas. Aplique a sombra dentro do côncavo dos olhos e esfume, sem deixá-los marcados.
  • Se for utilizar o lápis para contorno dos olhos, aplique do canto externo até a metade dos olhos, sempre junto à raiz dos cílios, e nunca dentro, na cartilagem.
  • Máscara para cílios preta, o nosso velho conhecido rímel, só nos cílios superiores, para os inferiores prefira a máscara incolor.
  • Para o batom, o mais indicado são os “cor de boca” ou tons de rosa claro. Evite o gloss com gliter, eles são para adolescentes e não profissionais competentes.
  • Para o blush é indicado os tons de pêssego.

Dicas importantes
Caso você não tenha muita afinidade com os produtos, procure utilizar nos olhos as sombras em creme, deixando-os mais intensos no canto externo. Não deu tempo para fazer nada? Não há problema, máscara para cílios, batom e blush são suficientes. Vale a pena lembrar que cintilantes são proibidas, assim como iluminadores em excesso.

Procure utilizar sempre as cores que harmonizam com seu tom de pele e seu jeito de ser. Monte um kit de maquiagem e deixe sempre na bolsa, assim você estará preparada para qualquer ocasião. Corretivo, base, pó, lápis para olhos, sombras (opacas!), máscara para cílios, delineador, blush e batom nunca podem faltar em sua nécessaire!

Jantares de negócio ou reuniões externas
Utilize as mesmas dicas, porém, nessas ocasiões, você poderá mudar a cor do batom para um mais escuro, sem problemas. Nunca deixe os olhos muito carregados ou marcados, lembre-se que você está a trabalho!

Por Renata Silva
Imagem Google