São João de Conquista homenageia Luiz Gonzaga

14 de junho de 2012

A Prefeitura de Vitória da Conquista está promovendo um autêntico e tradicional São João. Com o tema “Lua alumiou na Serra do Periperi”, os festejos vão homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que completaria 100 anos, neste ano.

A cenógrafa Vitória Vieira, responsável pelo conceito cenográfico do Arraiá São João Pé de Serra do Periperi, conta que a tradicional Vila Junina tem algumas novidades: “Este ano temos a Casa dos Compadres de Luiz, contando curiosidades como a que Luiz Gonzaga batizou varias crianças em Conquista. Foi um batismo coletivo no seminário”. Outra atração é o Memorial do Forró (no Memorial Régis Pacheco), com bonecos que representam personagens da música, teatro de mamulengos que vão contar a história da Samarica Parteira, “esta música que é de autoria de Zé Dantas, parceiro de Luiz Gonzaga, mas interpretada de maneira sublime pelo sanfoneiro”, explica a cenógrafa.

A realização da festa junina pela Prefeitura impulsiona a economia da cidade, em especial, o comércio.  É um eficaz multiplicador das matrizes culturais nordestinas.

Por Analice Vieira – Ascom CDL