Crise externa retarda recuo da inadimplência empresarial

18 de junho de 2012

Indicador de perspectiva de inadimplência cresceu 1% em abril, para 106,6.
Do lado dos consumidores, contudo, índice recuou 1,4%, 9ª queda seguida

A atividade econômica fraca e crise a externa retardarão uma queda mais consistente da inadimplência das empresas, aponta nesta segunda-feira (18) a Serasa Experian, por meio do indicador de perspectiva de inadimplência das empresas. O índice cresceu 1% em abril sobre março, para 106,6.

Do lado dos consumidores, contudo, o índice recuou 1,4% no mesmo período, a nona queda seguida, para 95,8 pontos. A queda indica que o patamar de inadimplência das pessoas físicas será menor no segundo semestre deste ano em relação aos níveis verificados ao longo de 2011 e também neste primeiro semestre de 2012, diz a Serasa.

O indicador possui a propriedade de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência.

“O lento processo de reativação do crescimento econômico, o nível ainda elevado da inadimplência dos consumidores e o agravamento da crise financeira internacional tenderão a postergar a concretização de uma trajetória de queda mais consistente da inadimplência das empresas”, observam os economistas da Serasa, em nota.

Já a queda da inadimplência dos consumidores pode ser justificada pelo o menor ritmo de crescimento do endividamento da população, o maior rigor na concessão de crédito por parte dos agentes financeiros, a manutenção das taxas de desemprego em níveis historicamente baixos e a continuidade dos ganhos salariais acima da inflação deverão.

Fonte: G1 – Economia