Jovens criam site para acelerar negócios entre pequenas empresas

26 de junho de 2012

Uma “epidemia de empreendedorismo”. Foi essa a ideia que inspirou três jovens a criar o site Empreendemia, uma espécie de rede social para acelerar negócios de micro e pequenas empresas entre si, o chamado “business to business”, ou B2B.

Segundo Luiz Piovesana, 26, um dos sócios do site, mesmo com o número crescente de empresas abrindo, não havia uma plataforma interativa para fomentar negócios entre elas na internet.

As únicas opções eram as listas telefônicas e os guias de serviços. E o empreendedor acabava perdendo muito tempo procurando clientes e fornecedores nelas. “Era um mercado mal atendido. Nossa ideia, desde o começo, foi criar um ‘monstro’ do empreendedorismo, algo que fizesse a diferença para empreendedores e levasse essa ‘epidemia’ para frente.”

80% dos cadastros são de micro empresas

Criado em 2009, o site tem hoje mais de 15 mil empresas cadastradas sem custos para os empresários. Cerca de 80% são micros, 15% de pequeno porte e 5% médias. O lucro do negócio é obtido quando empresas grandes criam canais de vendas no Empreendemia para negociar com os fornecedores cadastrados.

O crescimento segue acelerado. O portal terminou o ano de 2011 com 11,3 mil clientes cadastrados, 135% a mais do que em 2010, quando tinha 4.800. E o faturamento foi de R$ 75 mil. Em 2010, a empresa havia faturado em torno de R$ 2.000 apenas, quando o trio ainda não se dedicava totalmente ao negócio. Hoje, a atenção é de 100% ao portal.

Em abril deste ano, o fundo de investimentos IVP (Inova Ventures Participações) comprou uma participação de 20% na empresa. O valor do aporte não foi divulgado.

Foco definido ajuda empresas a se darem bem no B2B

No ranking dos serviços mais procurados do portal estão: construção de sites, seguido de assessoria empresarial (contadores, advogados e consultores) e publicidade, principalmente marketing digital.

De acordo com Piovesana, a grande procura por estes serviços se dá por eles fazerem parte de dois momentos importantes de uma empresa: o nascimento e o amadurecimento.

“A empresa que está começando pode ter um site básico e, conforme ela cresce, implantar novas ferramentas e a página ser mais interativa. A oferta de serviços aumenta com a maturidade das empresas”, diz.

Para se cadastrar no Empreendemia, o empresário define seu segmento de atuação e cria uma vitrine virtual com os produtos ou serviços que oferece. Dessa forma, ele é encontrado com maior facilidade por outras empresas que fazem a busca dentro do site.

Além disso, o Empreendemia gera uma indexação maior no Google, principal site de buscas da internet, e o empresário é localizado com maior facilidade por potenciais clientes fora do portal.

“Para aproveitar melhor a demanda de outras empresas, é preciso também definir o porte do cliente, o segmento em que ele atua e a região onde está localizado. Vender para todo mundo é uma direção errada, pois não há foco no esforço de venda”, declara Piovesana.

Fonte: UOL Notícias