Do comércio eletrônico à facilidade de consultar a conta bancária a qualquer hora e lugar, a internet trouxe uma série de vantagens para a sua vida financeira
São Paulo – Para algumas pessoas, talvez não seja um exagero dizer que hoje em dia é impossível viver sem internet. Algumas tarefas já não podem mais ser realizadas fora da web e é até estranho pensar, em alguns casos, como elas eram executadas antes do acesso à rede. A relação com o dinheiro sofreu uma verdadeira revolução com o surgimento da internet, facilitando, e muito, operações de investimentos, pagamento de contas e transferências de dinheiro.
O acesso à internet possibilita desde a compra online de itens bizarros, como esqueletos humanos, até a utilização de ferramentas de enorme utilidade, como aplicativos que permitem organizar as finanças e prospectar rendimentos. Veja a seguir cinco relações financeiras que a internet modificou completamente e as vantagens de ser adepto às novas tecnologias em cada um dos casos:
Organização
Ainda que alguns ainda prefiram usar um bom e velho caderninho de anotações e os extratos em papel, fato é que os aplicativos e outras ferramentas da internet revolucionaram as possibilidades de controlar as finanças. Por um lado, estão as vantagens mais óbvias, como a possibilidade de consultar pagamentos a fazer e gastos passados a qualquer hora. Por outro, estão os aplicativos e sites que aprimoraram as antigas versões de planilhas de orçamento. Leia mais sobre essas ferramentas.
Alguns exemplos de aplicativos de finanças são: o InvestCalc, que possui um conversor de juros e relatórios detalhados sobre a sugestão de investimentos mais adequadas de acordo com os objetivos do usuário; o FinanceMobile, que mostra quando os gastos estão prestes a atingir o limite de despesas permitido e um arquivo com histórico mensal para que o usuário consulte e compare os gastos e ganhos passados; e o Financisto, aplicativo disponível apenas para Android que cria gráficos que mostram para o usuário seus gastos mais frequentes, de acordo com as despesas passadas e pode ser usado por mais de uma pessoa.
Existe, porém, um contraponto. Jurandir Sell Macedo, consultor de Finanças Pessoais do Itaú e professor da UFSC comenta que, ainda que as novas ferramentas sejam favoráveis à organização financeira, o fato de elas existirem não significa necessariamente que estejam sendo utilizadas. “As ferramentas melhoram muito a possibilidade de controle, mas, entre ter a possibilidade e executar o controle tem um espaço, e eu não sei se as pessoas estão aproveitando essas ferramentas como deveriam”, diz.
Pagamento de contas e transferências de valor
Além das conveniências de não pegar filas e não precisar pisar fora de casa para fazer um pagamento, a possibilidade de fazer transações pela internet permitiu maior alcance geográfico e eficiência, ao dispensar a necessidade de o dinheiro físico viajar de um lugar a outro, também reduzindo os riscos de assaltos, com o menor movimento de pessoas, moeda e serviços nas agências bancárias.
Os pagamentos virtuais permitem economizar com deslocamentos, além da diminuição de custos fixos de manutenção de uma agência bancária com pessoal, o que pode reverter em menos custos aos clientes.
Continue lendo aqui.