O discurso das empresas anda muito parecido: “A lucratividade virá da inovação”; “As pessoas criativas são as mais valorizadas”; “Precisamos fomentar uma cultura de inovação”.
Se você acha que sua carreira passará a ser menos valorizada porque você nunca teve e talvez nunca terá uma ideia genial, relaxe: as organizações inovadoras não vivem só de arroubos de criatividade. Elas possuem uma cultura de inovação à qual todos podem e devem contribuir.
Para sua empresa se torne inovadora, ela procurará estimular a absorção de algumas atitudes e comportamentos que inovam a própria forma como estamos habituados a trabalhar e a nos relacionar.
Este artigo visa elencar algumas formas de atuar que vão contribuir para a cultura de inovação em sua empresa. Você pode, formal ou informalmente, tornar-se um líder desse processo de mudança. Sua carreira e sua empresa só têm a ganhar com isso.
Avalie as seguintes sugestões:
- Não se intimide se tiver ideias muito revolucionárias – o importante aí é saber colocá-las para a pessoa certa da forma certa. Tampouco despreze ideias pequenas ou não inovadoras – se elas forem novas para a sua empresa, você já está dando uma contribuição.
- Ninguém gosta de palpites alheios sobre sua área de atuação. Acontece que, às vezes, estamos tão acostumados à nossa forma de agir que temos mais dificuldades que outros em perceber e aceitar alternativas.
- Portanto, esforce-se para aceitar (ou pelo menos ouvir) opiniões de outros sobre o seu trabalho.
- Ao avaliar uma ideia troque o “não” pelo “por que não?” Automaticamente, você adotará uma postura inovadora, em vez de avaliadora: seu raciocínio o levará a aproveitar o que há de bom ou especial em cada situação ou ideia, e você poderá transformar a proposta inicial numa ideia boa.
- Da mesma forma, não considere toda surpresa um erro. Às vezes as surpresas embutem as melhores oportunidades.
- Abandone o mito de que o importante é dar ideias. Claro que elas são importantes, mas adaptá-las, aceitá-las, disseminá-las e implementá-las fazem parte do processo. Descubra para qual dessas etapas V. tem mais talento e use e abuse dele.
- Entenda que estamos em transição, talvez poucas empresas chegaram na cultura de inovação ideal – e as que chegaram continuam mudando… Entenda também que cada empresa tem a sua própria cultura de inovação, seu jeito de inovar
O que pesa é que você percebe a importância da cultura de inovação, e que contribui para ela.
Por Gisela Kassoy
*Gisela Kassoy é especialista em Criatividade, Inovação, Adoção de Mudanças e Programas de Ideias e atua com consultoria, seminários, palestras e facilitação de grupos de ideias. Realizou trabalhos em quase todo o país e nos EUA, Europa e América Latina. Veja mais no www.giselakassoy.com.br