Venda de automóveis sobe 24% em junho

3 de julho de 2012

As vendas de automóveis e comerciais leves em junho somaram 340,7 mil unidades, resultado 24,1% superior ao de maio e 18,7% maior que o de igual período do ano passado. Foi o melhor junho da história e o melhor resultado mensal do setor desde dezembro de 2010, quando foram vendidas 361,2 mil unidades.

Amanhã, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgará os números de vendas que foram antecipados hoje por uma fonte do mercado.
A indústria credita o bom desempenho à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em vigor desde 22 de maio. O benefícioanunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, zerou o IPI para carros 1.0 e reduziu à metade o imposto para modelos com motor até 2.0.
Além do corte do IPI, as montadoras realizaram vários feirões durante o mês, com ofertas de juros baixos. O que não mudou, por enquanto, é a exigência de entrada mínima de 20% do valor do veículo. Desde o ano passado, os bancos estão mais seletivos na liberação de crédito em razão da inadimplência, que continua subindo.
Em maio, 6,1% do contratos de financiamento de veículos estavam com atraso no pagamento acima de 90 dias. É o maior porcentual da história e vem sendo superado mês a mês. Em maio, estava em 5,9%. Há um ano, era de 3,6%.

Fonte: Tribuna da Bahia