Preço do metro quadrado da casa própria supera R$ 6.600 em junho

4 de julho de 2012

Fortaleza e Salvador puxam aumento, mas Brasília ainda tem o maior valor do País

O preço do metro quadrado no Brasil ficou 1% mais caro de maio para junho e atingiu a marca de R$ 6.661, conforme o indicador FipeZap divulgado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) nesta quarta-feira (4).

Com a metragem a esse valor, um apartamento de 80 m² custa, em média, R$ 532,9 mil no País.

No último ano (de junho de 2011 a junho de 2012), os imóveis no Brasil acumularam valorização de 18,4%, o que significa que um imóvel que custava R$ 500 mil naquela época agora vale R$ 592 mil. O acumulado destes 12 meses ficou 1,5 ponto percentual abaixo da variação acumulada de maio do ano passado ao mesmo mês desse ano.

O índice FipeZap vem desacelerando desde o começo de 2012. A passagem de janeiro para fevereiro registrou variação de 1,5%; de fevereiro para março, alta de 1,4%; de março para abril, elevação de 1,2% e, de abril para maio, o índice variou 0,9%.

Desenvolvido e calculado pela Fipe, o índice acompanha o preço médio do m² de apartamentos prontos em seis capitais brasileiras e no Distrito Federal, com base em anúncios de apartamentos prontos da internet.

Preço nas capitais

Em junho, Fortaleza e Salvador puxaram a alta dos preços dos imóveis; comprar casa própria nestas cidades ficou 2,6% e 2,1% mais caro, respectivamente. A capital cearense, no entanto, está longe do topo do ranking de preços e ocupa a sexta colocação, com o metro quadrado cotado a R$ 4.637. A mesma medida sai por R$ 3.694 em Salvador, em sétimo lugar na lista.

Brasília tem a liderança do ranking com o metro quadrado mais caro, avaliado em R$ 8.280. Lá, a alta foi de 0,3% em junho. No mês, um imóvel de 80 m² na capital do Distrito Federal custou R$ 662,4 mil.

No Rio de Janeiro, segundo lugar do ranking, o imóvel teve alta de 1% em junho e o metro quadrado foi para R$ 8.072 — pela primeira vez, a metragem rompe esse nível. Com isso, um apartamento de 80 m² passou a custar R$ 645,8 mil.

Em São Paulo, que responde pelo terceiro lugar no ranking, o metro quadrado custou, em média, R$ 6.525 em junho, após o aumento de 1,2%. A esse valor, um apartamento de 80 m² passou a ser cotado a R$ 522 mil.

Bairros mais caros

O metro quadrado mais caro do País continua a ser no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. A metragem da casa própria na área nobre custa R$ 17.864, o que faz com que um imóvel de 80 m²  supere R$ 1,4 milhão. A valorização ocorre porque não há mais terrenos para construção de novas moradias e as que já existem são de alto padrão.

Ipanema vem logo depois no ranking de bairros mais caros. Lá, o metro foi avaliado em 16.899 em junho. Mais uma vez, a Lagoa ocupa a terceira posição, com a metragem a R$ 13.994.

Na capital paulista, a região mais valorizada é o Ibirapuera-Vila Nova Conceição, onde o metro quadrado chegou a R$ 10.809 em junho. O apartamento de 80 m² custaria R$ 864,8 mil naquela área.

O segundo bairro mais caro da capital paulista é o Jardim Paulistano, onde o metro está avaliado em R$ 9.430. O terceiro lugar pertence à Chácara Itaim, onde a medida sai por R$ 8.570 em média.

Fonte: R7