Como usar a criatividade a favor do seu negócio

5 de julho de 2012

Conheça algumas ações criativas, e com baixo custo, que o ajudarão a dar melhorar sua empresa

São Paulo – Como está o ambiente de trabalho na sua empresa? Você considera que os seus funcionários e você têm ideias criativas que ajudam a dar um up nos negócios, melhorando o número de vendas? Se você não liga para isso, saiba que a criatividade é muito importante para que pequenas empresas deslanchem.

“Hoje, muitos empreendedores fazem com que seus funcionários trabalhem com métodos engessados, o que inibe a criatividade e a empresa que não incentiva os insights está fadada a desaparecer, já que é preciso se reinventar constantemente”, diz Solange da Mata Machado, professora de inovação da Business School São Paulo.

Isso não significa que você deve ficar preocupado em ter ideias mirabolantes. A criatividade não está ligada a isso, mas sim a pensamentos simples que podem gerar ainda mais receita. “Ser criativo faz com que a empresa tenha redução de desperdício, aumentando o lucro, o número de clientes e a motivação dos funcionários”, avalia Renato Fonseca, consultor do Sebrae.

Um ambiente de trabalho que abraça boas ideias é, aliás, um dos pilares para a boa implantação de ações criativas. “Por causa da obrigação da produtividade, os pensamentos diferenciados podem ser considerados o grande desafio para empresas hoje. Mas, para que o desenvolvimento dessas ações seja feito de uma forma produtiva, é preciso que todos os funcionários tenham motivação, o que significa entender e estar envolvido com o projeto da empresa, acreditando na causa”, ressalta Solange.

Para motivar seus colaboradores, invista em ideias simples, como uma boa conversa sobre melhorias que podem ser feitas no negócio e trazer resultados inesperados. “Pense em dividir experiência entre os seus profissionais. Essa será uma forma de gerar criatividade nos mais variados setores e não tem custo algum, pois é apenas a troca de conhecimento entre os colaboradores”, sugere Isabel Arias, professora do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM.

Um fator primordial para incentivar a criatividade é ter um alto nível de satisfação entre os funcionários. “Antes de tudo é preciso entender que o colaborador precisa se sentir feliz na empresa. Por isso, ações feitas para que esse bem-estar seja estabelecido são muito importantes. Levar os filhos dos funcionários para conhecer o ambiente de trabalho dos pais, por exemplo, é algo que fará com que todos passem um dia gostoso, e isso influenciará na produtividade da empresa”, diz Isabel.

Continue lendo aqui.

Por Lygia Haydée, de