Tenha modos!

9 de julho de 2012

Os bons modos começaram a ter significativa importância no século XII, quando a corte francesa estruturou as regras de etiqueta. Entretanto, só alcançaram apogeu em Versailles no século XVII. Desde então, conforme evoluem as relações sociais, as regras tomam novas formas.

Para cada situação, há determinadas regras de comportamento. Vamos pegar como exemplo um jantar de negócios. Você sabe como se comportar? Não? Então preste atenção nas dicas de boas maneiras que a consultora Viviana Katz, revelou ao Empregos.com.br:

  • Convite: se você convida alguém para um jantar de negócios, é sempre importante dar duas opções de restaurantes. Desse modo, a pessoa convidada tem a liberdade de escolher aquele que mais lhe agrada;
  • Reserva: deve ser feita sempre pelo anfitrião. Na maioria das vezes, é mais cômodo escolher o restaurante que fica próximo do local de trabalho de quem convidou;
  • Horário: se o local de encontro for o próprio restaurante, quem convidou deve sempre chegar antes, já que foi ele quem fez a reserva. Os convidados devem chegar no horário. Caso o encontro tenha sido marcado no escritório do anfitrião, é importante que ele esteja pronto no horário combinado. Deixar o convidado esperando é uma situação bastante indelicada;
  • Cumprimentos: independente de ser um homem ou uma mulher, troque apenas um aperto de mão. Deixe os beijos e abraços para os encontros mais informais. Uma vez que a refeição já foi servida, quem chega depois não cumprimenta os demais com apertos de mão, e sim com um sorriso ou um aceno de cabeça;
  • Cartões de visita: na maioria das vezes, o anfitrião e o convidado já trocaram cartões antes do jantar de negócios. Caso isso ainda não tenha ocorrido, troque-os apenas no término do jantar;
  • Couvert: antes do prato principal, são servidos aperitivos, como pãezinhos com manteiga. Nesse caso, lembre-se de que a espátula de manteiga não serve para cortar o pão. Ele deve ser cortado com a mão em pedaços pequenos que são levados à boca de uma única vez;
  • Cardápio: procure escolher os pratos de preços médios. Evite os extremos. Escolha uma entrada, um prato principal e, opcional, uma sobremesa. Caso o convidado queira uma sobremesa, peça algo para se “distrair”, como uma fruta, por exemplo. Os restaurantes costumam oferecer um cafezinho e um licor depois da sobremesa. Como é um jantar e ninguém vai voltar ao trabalho, a bebida é liberada. Independente do convidado aceitar ou não o cafezinho, se você tem o costume, peça, só não demore demais.
  • Celular: deve ficar sempre desligado. Se estiver esperando uma ligação urgente, informe seus convidados, mas sem muitos detalhes. Você está lá a trabalho. Sua vida pessoal não é relevante nesse momento. Os homens devem deixar o celular no bolso do terno somente com o vibra call. As mulheres podem deixar a campainha ativada caso o celular fique guardado na bolsa. Quando atender sua ligação, saia da mesa. Quando voltar, desligue o celular e continue o jantar;
  • Cigarro: enquanto alguém em sua mesa está comendo, não se deve fumar. Dependendo do restaurante e da ala em que você e seu convidado estiverem, na hora do café pode-se fumar. Essa atitude deve partir sempre do anfitrião;
  • Negócios: quem dá início à negociação, assunto principal do jantar, é sempre o anfitrião. Ele deve ser abordado depois do prato principal. Durante o jantar, as conversas devem ser informais;
  • Conta: se foi você quem convidou, você também deve pagar a conta. Pagar com cartão de crédito é mais elegante. Pedidos de notas ou de cobranças direto no escritório devem ser antecipadamente combinadas com o garçon. Caso você queira conferir a conta, dê uma olhada geral, de forma que seus convidados não fiquem esperando você calcular o valor de cada pedido;
  • Trajes: normalmente as pessoas estão com roupas de trabalho. Entretanto, por mais que você esteja num casual day, mantenha a classe;

Viviana Katz afirma que etiqueta é um pouco de estudo, muita observação e prática constante. Portanto, é só seguir essa dica e ir em busca do sucesso.