Certamente você já se perguntou: o que faz com que certas empresas sejam reconhecidas por todo o mundo? E o que faz com que sejam tão memoráveis? Porquê umas são memoráveis e bem sucedidas e têm bons resultados dos seus esforços de design, web design, marketing online, enquanto outras não evoluem?
Um bom logótipo é um bom começo, não é tudo mas é uma boa ajuda, ao contrário do que se pode pensar um bom logótipo se quer simples e fácil de reconhecer - como o logo da Sony – em qualquer lado, mesmo a 120km numa via rápida. O que faz com que o logo da Sony seja tão memorável? Bem, certamente não é por ter o logo num televisor ou outro aparelho: quanto mais simples for o logo mais memorável é e mais rápido é de se identificar. Um bom logo não tem de representar o que a marca vende, por exemplo o logótipo da McDonald’s não tem um hambúrguer e o logo da Apple não tem um computador.
A Nike é mais um dos bons exemplos. Quem não reconhece o logo da Nike em qualquer parte do mundo? Mesmo usando só o símbolo, sem qualquer texto associado, todos nós sabemos que aquele símbolo é o da Nike. É certo que este reconhecimento não foi alcançado da noite para o dia e só é possível com uma grande estratégia de branding, e a melhor estratégia é desenvolvida como uma parceria criativa entre o cliente, o estrategista e o designer. Assim como a Nike, as melhores marcas fazem uso de símbolos.
Os símbolos são como que um veículo para um significado, eles tornam-se mais poderosos com um uso frequente, e quando as pessoas percebem o seu significado, eles são a forma mais rápida de comunicação do homem. Se pensarmos nas bandeiras como um design, as cores distintas e formas são usadas para o seu significado, as bandeiras são únicas e diferentes de nação para nação. Ver uma bandeira desperta sentimentos de orgulho, paixão ou desdém. O mesmo se passa com os logos.
O que faz então logos como a Nike, Apple e Coca-Cola serem reconhecidos por todo o mundo? Certamente a simplicidade é um deles, assim como autenticidade, o seu significado, diferenciação, durabilidade, coerência, flexibilidade, compromisso, valor… E se a sua marca de repente deixa de existir, será que alguém ia notar? Uma boa marca deixa sempre um grande vazio.
Sobre o autor: João Alexandre é português e atua nas áreas de Branding e Marketing para empresas. Costuma ser blogger convidado em sites de referência como é o caso do Ponto Marketing.
Sobre o(a) autor(a)
Este artigo foi feito por um(a) autor(a) que quis divulgar seu trabalho através do nosso blog. Se você também gostaria de escrever para o Ponto Marketing ou quer indicar alguma pauta, mande um e-mail para pauta@pontomarketing.com.
Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/marketing/marcas-inesqueciveis-de-sucesso/#ixzz20DvG5U3v
ou nos siga no Twitter: @pontomarketing
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike