Celular pode funcionar como cartão de banco

12 de julho de 2012

O projeto que deve chegar à Câmara em agosto deve permitir que as operadoras  de telefonia ofereçam serviços como pagamentos de contas, pequenos empréstimos e o recebimento de benefícios como aposentadoria e Bolsa Família, possibilidade que já está em análise pela Caixa Econômica Federal. Além disso, as operadoras pressionam para que a permissão de transações de pequeno valor sem vinculação a bancos seja incluída no projeto.

Uma das possibilidades avaliadas pelos técnicos, para que as telefônicas possam transferir valores diretamente, é permitir que um torpedo possa valer como dinheiro. Neste caso, clientes das operadoras poderiam realizar pagamentos de pequenos valores entre si com o envio de um torpedo que, por sua vez, poderia ser usado para pagar a conta do telefone, por exemplo.
A possibilidade não agrada às instituições financeiras, mas a estimativa é de que a redução dos custos das transações bancárias seriam reduzidos em 25%, além de garantir a utilização de serviços bancários em locais em que não existam agências. Para que o celular pudesse ser utilizado como cartão de débito o chip teria que ser trocado por um novo que possibilitasse tal serviço.

Fonte: Tribuna da Bahia