61% dos empresários do país estão otimistas com relação à economia

16 de julho de 2012

61% dos empresários do país estão otimistas com relação à economia local.
Maior nível de otimismo foi registrado no Peru, de 96%

O Brasil recuou da 2ª para a 8ª posição no ranking mundial de otimismo dos empresários, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (16) pela consultoria Grant Thornton International. No primeiro trimestre, 86% dos empresários estavam otimistas com relação à economia local. No trimestre seguinte, essa proporção recuou para 61%.

Segundo a Grant Thornton, a piora no otimismo dos brasileiros é resultado de uma maior cautela com a crise europeia e seu impacto no cenário mundial. Apesar da queda acentuada, o Brasil permanece bem acima da média mundial, de 23%. O estudo é feito com 11.500 empresas em 40 economias.

Na América Latina, o nível de otimismo caiu em relação ao último trimestre, de 73% para 53%. O otimismo dos empresários dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) ficou estável em 41%.

Entre os países pesquisados, o maior nível de empresários otimistas foi verificado no Peru (96%), seguido por Chile e Filipinas (90%), Geórgia (83%), Canadá (70%
), Índia (67%) e África do Sul (63%). Apesar de uma leve melhora, o país mais pessimista continua sendo a Espanha (-66%), seguido pela Grécia (-58%), Holanda (-46%) e Japão (-41%).

“O destaque positivo foi da Bélgica, onde o nível de otimismo no segundo trimestre aumentou 64 pontos percentuais para 28%, ante a perspectiva negativa dos primeiros três meses do ano (-26%). O mesmo ocorreu na Suíça com uma elevação de 38 p.p do nível de otimismo, passando de -22% para 16%”, diz a consultoria em nota.

Fonte: G1 – Economia