Como selecionar a informação

16 de julho de 2012

Já passamos da fase em que informação é poder. Hoje o acesso à informação é abundante. Ganha quem souber selecionar.

Uma pesquisa dos EUA apontou que existe mais informação na edição de domingo do The New York Times do que um homem comum na idade média tinha acesso durante toda a sua vida. Com o passar dos anos a informação é cada vez mais abundante e acessível.

Não vivemos mais na época em que informação é poder, pois informação hoje você encontra em qualquer lugar. Pense no quanto você consome de informação diariamente. Seja na sua TV, celular, computador, rádio. Até mesmo quando entramos num elevador hoje em dia nos deparamos com displays com ela á informação.

Mas existe uma diferença brusca entre saber as últimas novidades no mercado de ações e saber o que vai acontecer na novela de amanhã. Ambos são informação, mas é bom selecionar bem e escolher o que quer para não entrar na chamada bolha.

A bolha é um fenômeno moderno, acelerado pela abundância de informação da internet. Se você se interessa por futebol, por exemplo, mais e mais informação sobre isso vai chegar à sua caixa de entrada. Se gosta de novela, provavelmente publicações e programas do tipo vão ser mais visto por você.

Uma dica é diversificar. Siga pessoas interessantes no twitter, curta páginas legais no facebook. Se interesse por coisas variadas e não fique apenas com uma opinião. Nesse mundo de hoje o maior desafio é selecionar boas fontes de informação.

Uma dica é procurar artigos e colunas que contem versões dos fatos que estão acontecendo. Analises e opiniões são importantes para ajudar a formar um censo crítico. Pesquise coisas novas e fuce na internet. Revistas? Procure aquela que mais lhe interessa e leia. Mas não leia sempre a mesma. Nesse mundo de hiper-informação é bom ter seus próprios filtros. Do contrário, o excesso, assim como a escassez, também pode lhe trazer alienação.

Por Thiago Foresti – Empregos.com.br