Envolver os funcionários no desenvolvimento de projetos nem sempre é produtivo. Veja cinco situações em que é melhor centralizar a execução
São Paulo – Especialistas em gestão insistem em dizer o quão importante é envolver os funcionários no desenvolvimento de projetos, dando autonomia e respeitando seus métodos de trabalho. “A prática da delegação libera o líder para funções mais nobres, como questões estratégicas e tomadas de decisão”, diz o consultor Miguel Vizioli, autor do livro Liderança — A Força do Temperamento (Editora Saraiva).
As cartilhas dos cursos de administração afirmam que, quanto mais delegar, mais líder o profissional se torna. Passar adiante uma tarefa importante é sinal de confiança e uma forma de desenvolver o subordinado. Porém, é preciso ter alguns cuidados antes de transferir uma atividade. “Confiança na competência do funcionário é a base da delegação”, diz José Valério Macucci, professor de liderança e gestão de pessoas do Insper, de São Paulo.
“E confi ança é como um músculo, que precisa e deve ser desenvolvido”, completa Marco Túlio Zanini, coordenador do mestrado executivo em gestão empresarial da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ). Para facilitar seu julgamento, listamos cinco ocasiões em que é preferível centralizar a execução da tarefa. Veja a seguir.
1 Projetos importantes e emergenciais
Este é ponto pacífico entre os especialistas em gestão. “Não há por que delegar nesse momento”, diz Gilberto Guimarães, diretor de MBA da Business School São Paulo (BSP). “Há exigência emergencial? Deve-se tomar a decisão e resolver a questão com agilidade”, completa o consultor Miguel Vizioli.
Ambos afirmam que o tempo que seria perdido repassando as atividades, dissecando o projeto, seus objetivos e gargalos é equivalente às horas dispensadas na solução do problema. “Projetos importantes e não emergenciais devem ser delegados. Os emergenciais e pouco importantes também. Os que não são importantes nem emergenciais devem ser eliminados”, diz Gilberto.
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