3 conceitos esportivos fundamentais para o seu negócio

20 de julho de 2012

Por que não olhar para o esporte para se inspirar para os negócios? “Se você alguma vez já praticou esportes, é naturalmente um empreendedor.” A afirmação é da consultora Kelly Azevedo, blogueira do Young Entrepreneurship Council. Kelly defende que os ensinamentos aplicados dentro de campo também valem fora dele. Será que um técnico de futebol pode dar lições de empreendedorismo? Espírito de equipe, aplicação de ensinamentos e instruções do treinador, trabalho conjunto com um objetivo, e – por que não? – espírito esportivo (o que pode ser difícil com os argentinos!) são apenas alguns exemplos. Veja a seguir três pontos principais destacados por Kelly:

Forme uma equipe
Quem trabalha sozinho colhe os louros do próprio esforço, assim como os atletas de esportes individuais. As decisões, as batalhas, as dúvidas… tudo é de responsabilidade de uma única pessoa. Num time, tudo é compartilhado. Com um objetivo comum, todos lutam por uma causa. Isso é importante para os bons e maus momentos: nos melhores, você celebra a vitória com os outros. Nos péssimos, tem uma equipe para dar suporte e motivação. Em campo, as pessoas costumam idolatrar os jogadores-estrela e ignorar os que dão apoio, aqueles cheios de raça, que tornam a vitória possível. Por isso, forme um time que complemente seus talentos e, ao mesmo tempo, apoie seu sucesso.

Encontre um treinador
Empreendedores costumam ter um problema de perspectiva. Geralmente eles têm dificuldades para perceber suas forças e suas fraquezas. Assim como é difícil ter uma ideia do todo estando dentro do campo, os empreendedores também precisam de alguém de fora. E isso ocorre até mesmo com atletas de esportes individuais: nadadores, corredores, tenistas. Todos costumam ter uma equipe de treinamento. No caso dos empreendedores, esse treinador pode ser outro empreendedor, que tenha mais experiência numa área semelhante à sua.

Estabeleça objetivos de curto e longo prazo
Atletas são praticamente especialistas em manter vários objetivos. Não basta ganhar um jogo sem pensar no campeonato como um todo (nem só na final!). Esse processo é essencial também para os negócios. Empreendedores precisam avaliar seus resultados com frequência para entender o que está funcionando melhor e em que pontos o objetivo está distante demais. Se você gosta de esportes, certamente está acostumado a comparar os resultados do time para o qual você torce com os adversários. Vale fazer o mesmo com sua empresa e os principais concorrentes. Sem fazer isso, você pode deixar oportunidades de negócio escaparem. E anote seus resultados. Analisar as próprias estatísticas é fundamental.

Postado por: Redação PEGN