Grupo da 3ª idade do SESC muda história de idosos

23 de julho de 2012

O Serviço Social do Comércio – SESC de Vitória da Conquista é um centro de atividades que possui escola de educação infantil e fundamental, creche, serviço de odontologia, cursos de artesanatos, oficinas, ações comunitárias em bairros, área de lazer (campo, quadra, lanchonete, piscina, churrasqueira) para o comerciário, com registro em carteira, passar o dia com a família.

“É um ambiente bem familiar”, garante Márcia Mota, gerente da unidade SESC Conquista. Ela explica que o SESC desenvolve cinco programas: saúde, lazer, educação, cultura e assistência.


Grupo “Sempre Viva”

Fazendo parte desses programas, existe o alegre grupo da terceira idade, o “Sempre Viva”, formado por 250 idosos. A orientadora social, Maria Dolores Tanajura, que trabalha com assistência social a idosos, explica que “o objetivo do grupo é promover a socialização, a inserção deles na sociedade, a formação de amizade, e aumentar auto-estima”. O Sempre Viva é um grupo de lazer, teatro, dança, canto-coral, oficina de arte terapia, além de promover palestras de saúde, bailes e viagens.

Participante assíduo dos bailes e das viagens do grupo há mais de dez anos, o fundador da CDL de Conquista, Osmar Silveira, de 82 anos, afirma que graças ao grupo não caiu em depressão após a morte da esposa: “Quando minha esposa morreu, fiquei muito triste e com medo da depressão. Então um amigo indicou o SESC porque lá é um lugar alegre e com muitas atividades”. Sr. Osmar conheceu a atual esposa em 2011 num congresso da 3ª idade promovido pelo SESC e, após três meses de namoro, se casaram e ainda estão em lua de mel. Atualmente, o casal participa de dois grupos da 3ª idade: do SESC e da Prefeitura.

Já dona Leonília Gobira Batista participa das aulas de artesanato (pintura, bordado, biscuit) há 14 anos. Ela explica que, antes do “Sempre Viva”, estava com depressão, havia se isolado do mundo e não tinha mais vontade de viver, mas hoje, tudo mudou: “Peço a Deus muitos anos de vida e saúde. Tenho 82 anos e não me sinto velha, pego duas conduções para chegar no SESC e duas pra voltar pra casa, e venho todos os dias! Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Eu até já desfilei”, conta aos risos. Dona Leonília ainda tem animação para mais realizações: “Ainda estudo de manhã, agora estou realizando o meu maior sonho que é aprender a ler e escrever”.

Caso parecido é o de dona Joana Maria de Jesus, de 83 anos.  Há dez anos frequenta o SESC todos os dias e também pega duas conduções para chegar e duas pra voltar pra casa. No início, foi sua filha que a incentivou a frequentar o grupo da 3ª idade, pois estava com depressão e não saía de casa. “No começo, não sabia bordar, pintar… e hoje eu faço artesanato, faço cachecol e dou tudo para minha família. É uma distração”, conta dona Joana.

Quem pode participar

O grupo Sempre Viva tem mudado histórias de pessoas que pensavam que não havia mais nada pra viver. Para participar do grupo, basta ter mais de 60 anos e fazer a inscrição na reunião que acontece à primeira sexta-feira de cada mês.

E o comerciário que deseja fazer a carteira do SESC e usufruir dos benefícios que o centro oferece, deve se dirigir ao local com a carteira de trabalho e foto3x4, podendo também colocar como dependentes: os filhos, esposo ou esposa, o pai e a mãe.

Por Analice Vieira – Ascom CDL