Telemarketing: ferramenta barata e eficiente

23 de julho de 2012

Existem várias formas de transformar um alvo em cliente. Redes sociais, adwords e o tradicional e-mail. Porém, corre-se o risco do seu alvo não dar devida atenção por estar executando outra tarefa ao mesmo tempo. E isso não acontece com o bom e velho telefone.
O telemarketing se expandiu no Brasil na década de 1980 e de alguns anos para cá está presente nas grandes corporações. O nome já diz: promoção de vendas e serviços via telefone. Para os micro e pequenos empresários o telemarketing é uma ferramenta de contato, tanto para apresentar a empresa, seus respectivos produtos e serviços, quanto para atendimento ao consumidor e suporte técnico.
Além disso, é uma ferramenta barata (ainda mais com várias opções de Voip) e de rápido funcionamento. Planeje o que irá falar e como a conversa poderá ser encaminhada, disque, fale, ouça e combine os próximos passos. Com uma ligação você pode fazer esse potencial cliente avançar bastante no seu funil de vendas, gastando menos de 10 minutos.

O teleconsultor (atendente ativo) tem que ser breve como um discurso de “elevador” para chamar atenção do cliente, mas não deve atropelar os argumentos de venda. Após apresentar os benefícios, é necessário focar no cliente. Levantar as necessidades do cliente, os problemas que ele tem com concorrentes, o que ele deseja de um serviço ou produto como o que a sua empresa oferece. O teleconsultor deve tratar o cliente pelo nome, usar o português corretamente e vocabulário de fácil compreensão.
Mais importante que captar clientes é manter uma boa relação com a cartela existente. Por isso, existem os atendentes receptivos. O bom atendimento é determinante para que o cliente se torne fiel ao seu negócio.

O atendente receptivo deve dar atenção, respeitar o cliente, ouvir o que ele tem a dizer. O seu cliente está ligando por algum motivo. Você deve instruir seu atendente a ajudar e responder as questões do cliente – para isto crie um script, um roteiro do que deve ser feito ou respondido em determinadas ocasiões. O atendente deve falar com firmeza, sem ser rude, e ser organizado.

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pode ser utilizado pela sua empresa para aperfeiçoar seus produtos ou serviços, pois facilita o acesso dos clientes à empresa, encaminhando suas solicitações às áreas competentes. Busque soluções rápidas, visando garantir a satisfação do seu cliente e tenha sucesso utilizando-se de ferramentas como o telemarketing.

Com informações do Saia do Lugar e Artigonal
Fonte: http://blog.algarmidia.com.br/papo-do-empreendedor/?cat=3