A falta de planejamento pode ser fatal

25 de julho de 2012

Escassez de recursos para investimentos em estrutura, carência e desconhecimento de mercado e falta de capital de giro são os três principais motivos apontados pelos empreendedores para a alarmante estatística de “mortalidade infantil” das micro e pequenas empresas. Na verdade, na raiz do problema está a falta de informações e de planejamento. Uma empresa deve ser “gestada”, com tempo suficiente para a busca de informações de mercado e de gestão.
Planejamento é essencial no empreendedorismo. Não é só no trânsito que a afobação causa tantos acidentes, mas também na esfera sentimental, econômica, financeira e empresarial. As consequências do excesso de velocidade do aprendiz de empresário para abrir uma empresa e passar a “mandar no seu próprio nariz” são com frequência colaboradores desempregados e proprietários “desempresados”.
O “fazejamento” deve ser substituído pelo planejamento. Não importa se você é empreendedor experiente ou marinheiro de primeira viagem. Colocar o planejamento e a busca de informações em primeiro lugar é o primeiro passo para ser bem sucedido.

Exageros são prejudiciais

As sobras são tão prejudiciais quanto as faltas. Em minhas visitas às empresas de todos os portes, tenho encontrado muitos excessos. É comum encontrar espaços e imobilizados ociosos, máquinas e veículos subutilizados, elevados estoques de materiais e funcionários fazendo pouco ou nada. E os descuidos não param por aqui! Nas indústrias iniciantes, com frequência não faltam resíduos e retrabalhos. Por isso, não é de se admirar da falta de recursos, pois estes além de escassos, muitas e muitas vezes são mal empregados, sendo esta uma das causas da corrida desesperada aos bancos em busca de recursos.

Com informações do blog Empreendedor Online

Fonte: http://blog.algarmidia.com.br