O sucesso é ser feliz!

25 de julho de 2012

Não é segredo nenhum que a positividade está muito relacionada ao sucesso. Você conhece alguém bem-sucedido que sempre vê primeiro o lado ruim de tudo? Que está sempre reclamando? Que se considera vítima de tudo e todos e acredita que pessoas bem-sucedidas o são porque têm muita sorte? Pois é, essas pessoas são um perigo de se ter perto, elas sugam a nossa energia.

Essa energia é contagiosa – tanto a positiva quanto a negativa. E olha que a negativa é muito poderosa e está à solta em todos os lugares. Nesse mundo das redes sociais, fico impressionada como tem gente que se dedica a espalhar negatividade, sem maldade e até sem perceber, mas que se dá o trabalho de postar alguma coisa só para reclamar – todos os dias! Ser uma pessoa positiva e se manter assim nem sempre é fácil! Doenças, desafios pessoais e o estresse da vida cotidiana podem interferir na nossa capacidade de focar no positivo. Como não dá para eliminarmos tudo e todos que trazem negatividade para o nosso dia a dia, temos de estar atentos e adotar alguns costumes para atrair mais energia positiva e sucesso para as nossas vidas.

Considere: os nossos pensamentos criam a nossa realidade. Se você se concentrar no que está errado, no que você não quer e no que está faltando na sua vida, você continuará a atrair exatamente essas mesmas coisas. Em vez de focar no que você não quer, concentre-se no que você quer atrair. Estudos avaliam que temos em média 70 mil, pensamentos por dia e isso nos dá 70 mil oportunidades de pensar e ser positivos.

A palavra tem um poder imenso. Elimine os termos negativos do seu vocabulário e substitua-os por palavras positivas. Por exemplo:

• “Tentar”: não tente, “faça”. Ao tentarmos, não assumimos o compromisso de fazer tudo que está ao nosso alcance para conseguir o que desejamos.

• “Mas”: substitua por “e”. Quando usamos o “mas”, estamos discordando de tudo que foi falado antes e arrumando desculpas para justificar por que algo não funciona.

• “Espero” que dê certo por “vai” dar certo. Ao esperar, você não está assumindo a responsabilidade necessária para fazer alguma coisa acontecer.

• “Se” acontecer por “quando” acontecer. O “se” demonstra a falta de confiança.

• “Problema” por “desafio”. Problema é negativo. O desafio gera um sentimento de oportunidade e a disposição para criar soluções.

• “Não posso” ou “não consigo”. Em vez de decidir que não pode, pense quais são os recursos de que você necessita para “poder” ou “conseguir”.

Crie um ambiente de positividade, fazendo o possível para se cercar de pessoas positivas e afastar-se ou conviver o menos possível com pessoas negativas.

Seja grato por tudo, mesmo quando as coisas não acontecem como você queria. Temos de procurar olhar o lado bom de tudo, mesmo que ele seja somente uma lição aprendida. Conseguir encontrar coisas para ser grato, mesmo nas situações mais difíceis, além de ser uma fonte de abundância espiritual, é o caminho certo para uma vida mais feliz e positiva.

Seja paciente e gentil consigo mesmo. Todos nós estamos aqui para aprender e evoluir. Você não é perfeito – assim como qualquer um de nós. Quando errar, reconheça, aprenda e siga adiante. Deixe o passado para trás pois ele não pode ser mudado. Ele pode, sim, servir como experiência e aprendizado para criarmos um presente e um futuro cada vez mais feliz. E, afinal de contas, o que é o sucesso se não a felicidade?

Por Elisabete Miranda*
Imagem:  emquantos.blogspot.com

*Elisabete Miranda é administradora de empresas e dona da Translation Plus, empresa de tradução, interpretação e consultoria cultural localizada em New Jersey. Mora nos Estados Unidos há 16 anos.