Saiba como saldar dívidas

25 de julho de 2012

Nunca recorra a soluções fora do sistema formal, a agiotagem. Este é o maior perigo para aqueles que se sentem pressionados por credores

Recorrer a uma nova dívida para saldar outra é um expediente comum entre os endividados. Mas a grande questão é: resolve?

Depende. Se a nova dívida tiver um custo menor e servir para promover uma reestruturação no seu endividamento de tal forma que a parcela não asfixie seu orçamento, então este é um caminho saudável. Mas atenção. O maior risco neste caso é a sensação de riqueza que você poderá ter quando as linhas do cheque especial e do cartão de crédito voltarem a ficar disponíveis. Daí a importância de cancelar o acesso a qualquer outra linha até que todo o financiamento seja liquidado.

Recorrer a outras dívidas mais caras só vai adiar a solução do problema e aumentar o esforço porque a cada refinanciamento mais caro, mais difícil fica o desfecho. Por isso muito cuidado com os refinanciamentos. Não tenha pressa para resolver, o mais importante é que você faça de forma consciente e que possa honrar os novos compromissos para que não tenha que entrar numa nova reestruturação.

Uma forma de saber qual o total das dívidas que você acumula e seus custos é consultar diretamente na página do Banco Central. Você precisará se cadastrar para obter uma senha, mas vale a pena porque este é um mapa fiel do seu endividamento com o sistema financeiro.  Clique aqui para mais informações.

Nunca recorra a soluções fora do sistema formal, a agiotagem. Este é o maior perigo para aqueles que se sentem pressionados por credores. Por mais difícil que pareça a situação é no sistema formal que você tem e pode resolver. Agiotagem é crime e vai empurrá-lo para situações de risco e não resolverá seu problema porque é o dinheiro mais caro que existe no mercado.

Fonte: G1 – Jornal da Globo