Talvez seu sonho seja transformar a sua empresa em uma daquelas marcas que arrebatam mais consumidores apaixonados. Ou você é menos ambicioso e quer crescer alguns pontos percentuais todos os anos, conquistando uma evolução contínua e sólida. Seja qual foi o estágio da sua empresa – e o tamanho do sonho –, é preciso saber quais os valores que a sua marca terá e elaborar um plano para que ela possa se fortalecer e comunicar bem os seus valores. Alvaro Guillermo, diretor da agência Mais Grupo, em São Paulo, e autor do livro Branding: Design e Estratégias de Marcas, dá dicas de como definir a sua estratégia.
1. Escolha uma empresa especializada
No século 21, a profissionalização é indispensável. “Assim como a sua empresa tem um contador, ela precisa de alguém que se responsabilize pelo desenvolvimento da marca”, diz Guillermo. Ele ressalta que é melhor que os empresários busquem agências de branding ou designers para auxiliar nesse processo do que tentar desenvolver a marca sozinhos.
2. Defina a identidade visual
Junto com a agência, estabeleça a identidade visual da marca. Esse processo dará uniformidade a tudo o que se refere à empresa, do layout dos cartões aos crachás, da marca d´água dos blocos ao logotipo, além de etiquetas e estampas. Também deve-se levar esse elemento em conta na hora de montar lojas ou escritórios, definindo a decoração de acordo com cores, estilo e valores da marca.
3. Coloque as ideias no papel
Comece a escrever um plano de como divulgar a marca e a inclua nos projetos e nos eventos que fará nos próximos cinco anos. Guillermo salienta que essa marca precisa ser cultivada, já que é uma ação cultural, e não algo efêmero, sem objetivos. Se a ideia é ter uma marca que vai ser lembrada pelos valores que carrega, você terá de trabalhar para mostrar isso.
4. Faça uma associação dos valores
“É preciso entender o que você faz de diferente, perceber o valor que há nisso e imprimir essas características na marca”, diz Guillermo. Se o “coração” da empresa não estiver expresso de forma clara e visível ao consumidor, será difícil colher resultados. Práticas como o uso de matérias-primas orgânicas e o cuidado com a natureza precisam ser explicitados de forma que o consumidor não precise entrar na loja ou ler sobre a empresa para entender o perfil do negócio. Isso deve estar na decoração, nos materiais, nas embalagens, em tudo que diz respeito à empresa. Precisa permear todas as ações e produtos elaborados por você.
5. Use a marca na publicidade
Você pode pensar em publicidade depois que estiver bem claro como quer que a marca seja vista, entendida e reconhecida. Isso conduzirá o plano de marketing para que ela apareça no mercado com as mensagens-chave que você escolheu. A estratégia de marca vai definir o briefing para os profissionais que forem trabalhar com a divulgação da empresa tenham um guia bem claro de como conduzir as ações.
6. Atualize o plano
Com base na experiência que acumulou, você pode atualizar o plano. “A identidade visual pode ser a mesma, mas a estratégia vai mudando e se atualizando de acordo com as tendências e com o que o consumidor deseja. Esse amadurecimento e frescor do planejamento são fundamentais”, afirma Guillermo.