Foi vítima de golpe bancário na internet? Saiba o que fazer e evite novos prejuízos

31 de julho de 2012

Usar o banco pela internet acabou com aquele pesadelo (real) de enfrentarmos longas filas nas agências e caixas eletrônicos. Mas com o número cada vez maior de usuários de “internet banking”, surgiu outro problema: o dos golpes online. Mesmo com o risco alto, muitas pessoas ignoram medidas de segurança e acabam sendo vítimas desses roubos pela internet. Veja a seguir algumas dicas de especialistas em segurança sobre o que fazer quando o golpe ocorre e como evitar novos prejuízos.

Só no primeiro trimestre deste ano, o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) detectou um aumento de 89% nas notificações de páginas falsas de instituições financeiras e sites de comércio eletrônico, comumente usadas em golpes para capturar dados de login e senha das vítimas. Já as perdas com fraudes bancárias na internet foram de R$ 685 milhões, segundo dados mais recentes da Febraban, referentes ao primeiro semestre de 2011.

O cuidado que devemos ter ao fazer internet banking deveria ser o mesmo que temos com a nossa segurança no mundo real, o que não costuma ocorrer. “Na hora de ir embora para casa, você sabe de antemão que um caminho é perigoso e evita passar por ali. Na internet, o usuário também deve estar alerta dos riscos”, aconselha Fábio Assolini, analista de malware do laboratório da Kaspersky, especializada em segurança.

Caso contrário, a pessoa pode ter um “susto” daqueles ao checar o saldo da conta no banco. Foi o que aconteceu com Flávio Morales, 31, gerente comercial. Ao tentar pagar uma compra de R$ 65 no débito, viu a máquina do cartão a mensagem de que não havia saldo suficiente. “Fiquei desesperado quando constatei que R$ 15 mil haviam sumido da minha conta”, lembra.

Acostumado a consultar pela internet apenas seu saldo e evitar outros tipos de transação bancária, Morales nem assim ficou imune ao golpe dos criminosos. “O gerente informou que vários débitos pela internet tinham sido feitos e em vários Estados diferentes. Eram contas de luz, água, parcelas de carros, todas pagas com meu dinheiro, sem eu saber.”

Mesmo com a fraude detectada, a “dor de cabeça” da vítima continuou, com a demora de um mês para o extorno do valor total fraudado. “Formatei os dois únicos computadores que eu usava para checar minha conta e agora deixo todo o dinheiro aplicado. Assim, se acontecer de novo, o prejuízo será menor”, lamenta Morales.

  • ReproduçãoGolpe usa como isca habilitação de SMS; repare que o link leva a um endereço diferente: ”santanetmobile.com.br”, que não é o oficial do banco Santander. Ao clicar em links falsos, o usuário acaba instalando malwares ou é levado à páginas de cadastro que roubam senhas

O que fazer

O primeiro passo quando o cliente percebe a fraude bancária pela internet é avisar imediatamente o banco, para que a empresa bloqueie imediatamente logins e senhas e evite prejuízo maior. Outra medida de proteção é guardar cópias de todos os extratos que mostrem a movimentação fora do comum na conta. Depois dessa ação emergencial, as instituições financeiras em um prazo de até 48 horas analisam o caso. “Muitas vezes você não foi a única vítima. Mas já há casos também de ‘autofraude’, quando o correntistas simula que houve o golpe”, explica Leandro Bissoli, especialista em Direito Digital e sócio do PPP Advogados.

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Por Ana Ikeda
Do UOL, em São Paulo
Imagem: creditofinnance.com.br