O que fazer para a sua empresa crescer? Adotarboas práticas de sustentabilidade econômica, social e ambiental pode ser o caminho para o seu negócio ter resultados cada vez mais positivos, eficientes e duradouros.
Alexandre Cordeiro, dona da confecção Drump e participante do Extreme Makeover, recebeu um diagnóstico da atual situação da empresa, bem como recomendações preparadas por um time de especialistas do Itaú. Escolhemos algumas delas que também podem ajudar sua empresa a crescer de forma sustentável.
Gestão financeira
• Projete custos, despesas e receitas futuras. Só assim você poderá criar estratégias para alcançar seus objetivos.
• Sua empresa é rentável? É lucrativa? É fundamental que você saiba responder essas perguntas.
• Você sabe o custo real dos seus produtos ou serviços? Será que está precificando corretamente? Aprender a precificar vai permitir que você saiba quanto está ganhando em cima de cada item. Só assim você vai começar a entender qual é a sua verdadeira margem de lucro.
Governança
• Elaborar a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é uma importante ferramenta de análise da saúde financeira da sua empresa. Com ela é possível detectar se seu negócio está indo bem ou não.
• Separe claramente as contas de pessoa física e jurídica: misturar as duas complica muito o controle da contabilidade. Os custos fixos da empresa não tem nada a ver com os da sua família.
• Elabore e divulgue a visão e a missão do seu negócio. Faça isso antes mesmo do plano de negócios, que será montado para atingir as metas e objetivos estabelecidos. Onde sua empresa quer chegar? Onde quer estar daqui a dez anos? Pense nisso!
Meio ambiente
• A sustentabilidade pode ser um grande diferencial para o seu negócio – as pessoas estão dispostas a pagar mais quando enxergam um valor por trás do produto.
• Iluminação mais eficiente, economia e reaproveitamento de água são coisas simples que acabam impactando no orçamento e, se divulgadas, ajudam a melhorar a imagem da empresa.
• Quando se pensa em sustentabilidade é importante criar ações que sejam boas para o meio ambiente, para a empresa e para os clientes.
Fornecedores
• Procure trabalhar com fornecedores que adotem boas práticas de sustentabilidade e cumpram as leis. Fique de olho: qualquer problema com seus fornecedores pode prejudicar – e muito – a imagem da sua empresa.
Clientes
• Realize pesquisas de satisfação entre seus clientes e incentive sugestões e criticas. O material gerado é precioso para a avaliação de desempenho e um grande instrumento para aperfeiçoar suas atividades.
• Utilize as mídias sociais – é muito importante estar presente no Twitter e no Facebook, por exemplo. As redes sociais são ferramentas poderosas de relacionamento.
• Criar e organizar um cadastro de clientes é fundamental para conhecer e entender melhor quem compra seus produtos ou serviços. Também serve para convidar seus clientes a fazer parte das suas redes sociais.
Postado por: correa.elisa /PEGN