Sem sair de casa: portal do Sebrae oferece cursos e serviços de apoio a empresas

1 de agosto de 2012

“O que o Sebrae pode fazer por mim”. Este é o primeiro destaque do site do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que o cidadão encontra quando acessa o endereço www.sebrae.com.br.

Voltado ao atendimento à população e não à divulgação institucional, o portal vai além de informações para quem tem ou quer ter o próprio negócio.  O portal oferece cursos e palestras, consultorias, informações de gestão, entre muitas outras coisas. Tudo isso na internet e sem sair de casa.

Segundo a coordenadora da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae-Bahia, Fernanda Gretz, as palestras e cursos são os mais procurados pelos usuários, além do Ideia de Negócios, um banco de ideias de empreendimentos, com opções de atividades para cada setor que se pretende investir.

Ainda segundo a coordenadora, além dos serviços online que o site oferece, o Sebrae já estuda a viabilidade de realizar atendimento por chat. “A ideia seria ter um operador online para responder imediatamente a dúvida do cliente”, esclarece Fernanda.

Mas enquanto isso não acontece, com a ideia de facilitar o atendimento a distância, o Sebrae oferece um canal de serviços que os usuários podem realizar via internet. Eles têm desde as primeiras informações de como ser um empreendedor a um manual de perguntas e respostas sobre gestão.

O espaço é formado por sete canais. O primeiro deles é Educação a Distância Sebrae, onde é possível encontrar cursos gratuitos pela internet que tem o intuito de orientar empresários ou futuros empreendedores. Já em Feira do Empreendedor Online, o visitante  fica ciente de oportunidades de negócios pela internet.

Na sequência, o Bússola Sebrae – uma ferramenta de Sistema de Informações Geográficas (SIG) – permite consultar, fazer relatórios e outras análises geomercadológicas. Com ela, o empresário pode conhecer mais sobre o ambiente de negócios em que a empresa se insere ou pretende se inserir. Antes de abrir um empreendimento, por exemplo, não é nada ruim saber quantos do mesmo ramo funcionam no mesmo bairro, região ou cidade.

Negócios – Para quem já tem uma empresa, o Bolsa de Negócios é um grande diferencial. Neste espaço, os empresários fazem um perfil da empresa e deixam claro sobre o que querem comprar e o que querem vender. Com o perfil traçado, as empresas do mesmo ramo ficam conectadas aos  interesses em comum. O local não deixa de ser um ponto de encontro nacional entre os empresários.

Já quem estiver interessado em comprar máquinas ou equipamentos, há uma relação de empresas em um canal com o mesmo nome: Máquinas e Equipamentos Mecânicos. Ao acessar o espaço, o usuário é direcionado para o Portal Datamaq (banco de dados de máquinas e equipamentos) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em que é possível fazer contato com fabricantes nacionais.

Canal – Ainda entre os serviços online está o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas. O canal na verdade é um site com banco de informações formado por respostas e dossiês técnicos, que fornecem gratuitamente informações tecnológicas para que o empresário possa melhorar a qualidade do produto ou processo produtivo. Quem acessar será direcionado para o endereço sbrt.ibict.br.

Por fim, não tem como ter um negócio e não pensar num plano de marketing. O Click Marketing é a ferramenta online e gratuita para construção e acompanhamento desse plano que o Sebrae oferece. O canal foi especialmente desenvolvido para as necessidades das pequenas empresas. Nele é possível encontrar dicas e exemplos de roteiros. E, se precisar, tem até tutoria a distância, para quem direcionar suas dúvidas.

Fonte: A Tarde