Sistema financeiro do Brasil pode ser vítima de seu próprio sucesso

1 de agosto de 2012

Em relatório de Avaliação sobre a Estabilidade do Sistema Financeiro (FSAP, em inglês), o Fundo Monetário Internacional (FMI) informou dia 31, a “resistência” mostrada pelo sistema financeiro do Brasil frente à crise mundial, mas advertiu sobre o auge de crédito e as altas taxas de juros que podem frear o crescimento a longo prazo. “Há um risco que o sistema financeiro do Brasil possa ser vítima de seu próprio sucesso”.

Segundo os cálculos, o crédito no Brasil dobrou nos últimos dez anos, algo que contribuiu ao grande “crescimento econômico brasileiro e fomentou uma maior inclusão financeira”. No entanto, este “boom” de crédito “gerou bolsas de vulnerabilidade” em alguns setores, especialmente no doméstico, o que “deve ser cuidadosamente supervisionado”.

Além disso, o FMI avaliou positivamente as políticas macroprudenciais postas em prática, entre as quais destacou a efetividade de medidas de controle de entrada de capitais, a flexibilidade da taxa de câmbio e o alto nível de reservas. Entretanto, reiterou que o contexto de incerteza econômica global pode afetar o Brasil por causa de seu papel de exportador mundial e seu atrativo para os fluxos de investimento.

O Fundo ainda prevê que as taxas de juros, que recentemente caíram de 8,5% para 8%, continuem em baixa para estimular o aquecimento econômico do país, embora ainda se “encontrem bastante acima dos níveis de países semelhantes”.

Fonte: Bahia Econômica