Indicador de perspectiva de crédito recuou 0,1% em junho. É a menor queda mensal dos últimos sete meses
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor recuou 0,1% em junho e atingiu o patamar de 98,6 pontos. É a menor queda mensal dos últimos sete meses, mas a leitura do índice ainda mostra que a concessão de crédito está abaixo do ritmo histórico, de acordo com a Serasa.
O indicador antevê os movimentos cíclicos com seis meses de antecedência e, por ter se estabilizado abaixo de 100, revela que as concessões de recursos financiados ao consumidor continuarão em ritmo mais lento durante o segundo semestre deste ano, segundo a Serasa Experian.
“Ficará para 2013 a perspectiva de um crescimento mais vigoroso do crédito ao consumidor”, avaliou a empresa em nota divulgada nesta quinta-feira.
De acordo com a Serasa, a seletividade das instituições financeiras na aprovação de novos financiamentos, além da necessidade do consumidor reduzir seus níveis de inadimplência, devem impedir uma recuperação mais acentuada das concessões de crédito no segundo semestre, apesar dos estímulos concedidos pelo governo.
Empresas
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito para as Empresas também recuou 0,1% em junho de 2012, para 100 pontos.
“O crédito às empresas deverá continuar evoluindo gradualmente ao longo dos próximos meses concomitante à expectativa de reativação do crescimento da economia”, avaliou a empresa.
Segundo os economistas da Serasa Experian, este cenário de melhora do crédito corporativo deve se concretizar se a crise internacional não se agravar nesta segunda metade deste ano.
Fonte: G1 – Economia