84% dos brasileiros têm receio de utilizar cartão de crédito em compras na internet

8 de agosto de 2012

O e-commerce brasileiro deve movimentar até 2017 o equivalente a US$ 25 bilhões, mais que o dobro da projeção para este ano, de US$ 12,2 bilhões, segundo dados da Forrester Research. No entanto, uma pesquisa com usuários de banda larga em 14 países revelou que o país lidera a lista entre os mais preocupados em usar o cartão de crédito em compras online.

No total, 84% dos internautas brasileiros se preocupam com a segurança ao efetuar compras pela web utilizando o cartão, com receio de sofrer algum tipo de ataque hacker e ter os dados roubados. Apenas 5% das pessoas não têm essa preocupação e outros 2% afirmaram que nunca fizeram compras pela web com o cartão de crédito.

Onde a preocupação é maior:

Brasil: 84%

Espanha : 79%

Índia: 77%

EUA: 63%

Inglaterra: 62%

Por outro lado, os usuários de cartão de crédito que mais confiam nas compras online são os finlandeses (38%), acompanhados pelos suecos (34%) e os franceses (32%).

“A insegurança aumenta na medida em que as pessoas estão cada vez mais realizando pagamentos por meio de dispositivos móveis mas, ao mesmo tempo, não possuem em seu tablet ou smartphone o mesmo nível de proteção que mantêm em seu PC”, explica o , vice-presidente de vendas e operações da F-Secure para a América Latina, Ascold Szymanskyj.

Dicas

Para se proteger, basta seguir algumas dicas de especialistas. Abaixo, a lista de 10 conselhos da e-bit para evitar ter problemas nas compras e se arrepender.

1. Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou àquelas indicadas por amigos e parentes.

2. Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa.

3. Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Clique no link “onde encontro”, depois em “CNPJ/CGC”, “consulta cadastros” e “consulta situação cadastral”. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.

4. Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.

5. Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via Internet (ex. Pagamento Digital) ou cartão de crédito de administradoras/bandeiras renomadas, pois essas lojas já foram previamente avaliadas pelas administradoras dos cartões e procure não fazer pagamentos em boletos ou depósitos bancários.

6. Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, – geralmente essas páginas são iniciadas por https:// – e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

7. Proteja seu computador com um antivírus atualizado como firewall pessoal (cria uma barreira entre seu computador e a internet e evita acessos não autorizados) ou anti-spam (filtra conteúdo indesejado de e-mail) e procure não inserir dados de pagamentos em computadores públicos como os de lan houses.

8. Não abra e-mails de procedência duvidosa e evite clicar em links enviados por e-mail.

9. Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser produtos falsificados, roubados ou a empresa pode estar sonegando impostos, ou pior, estar sendo vítima de um estelionatário.

10. Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.

Fonte: Estadão
Foto: Thiago Teixeira/ AE