Proposta do candidato a Prefeito de Vitória da Conquista, Abel Rebouças, sobre a Revitalização do Centro

13 de agosto de 2012

Esta semana, o site da CDL vai divulgar as propostas dos candidatos a Prefeito de Vitória da Conquista sobre a revitalização do Centro. Será um candidato por dia, seguindo a ordem alfabética.
Todos os candidatos responderam a mesma pergunta: “Qual a sua proposta de governo para a Revitalização do Centro comercial de Vitória da Conquista?”
E, por se tratar de assunto muito abrangente, foi solicitado dos candidatos que dessem destaque na situação da Praça da Bandeira, dos ambulantes e camelôs que trabalham no Centro e na construção do Shopping Popular.
As entrevistas foram concedidas ao jornal Informe CDL e, por questão de limitação de espaço, foram editadas e os textos submetidos à aprovação dos candidatos, que os aprovaram sem ressalvas.

Candidato Abel Rebouças – “O Centro de Vitória da Conquista tem que sofrer algumas modificações em função de que a cidade mudou, a população cresceu, a quantidade de pessoas interessadas em fazer compra e venda também ampliou em função de que a cidade se tornou numa capital regional.

Eu começaria dizendo que a situação do trânsito dificulta fortemente a ação comercial. O estacionamento urbano está totalmente saturado. É preciso repensar esta questão do trânsito no Centro, principalmente visando melhorar o fluxo dos compradores e facilitar a venda por parte dos lojistas para que eles tenham sucesso com seus empreendimentos.

Não tenho um projeto pronto para a revitalização do Centro comercial de Vitória da Conquista. Já fiz várias discussões com vários empresários. Vamos buscar a solução ouvindo aqueles que sentem os problemas do dia a dia do Centro da cidade. Em relação ao Shopping Popular, eu diria que é uma necessidade urgente. Por exemplo, uma cidade como Montes Claros, que é do porte de Conquista, tem o seu Shopping Popular que abriga os pequenos e microempresários que tem, num espaço adequado, a oportunidade de desenvolver suas atividades comerciais. Já estive conversando com vendedores que comercializam na chamada “Praça do Paraguai”, e a situação é de reclamação, pois não tem infraestrutura, sequer contam com banheiros. E, hoje, eles trabalham dentro da legalidade. Então, precisamos fazer com que aqueles vendedores possam desenvolver melhor as suas atividades: que seja naquele local, ou que seja em outro local previamente acordado com os interessados.

Temos que pensar juntamente com os empresários uma forma de ampliar a mobilidade no Centro da cidade, até mesmo, se for o caso, de ampliar os calçadões de Vitória da Conquista já que o trânsito está cada dia mais insuportável.

A proposta que eu tenho é: abrir um debate rapidamente com os interessados e, a partir das propostas desses interessados, a gente elaborar um grande projeto e colocar em prática para que a coisa ande e venha trazer os benefícios gerando mais emprego e renda para aqueles que vivem do comércio.”

Por Analice Vieira – Ascom CDL