Proposta do candidato a Prefeito de Vitória da Conquista, Elquisson Soares, sobre a Revitalização do Centro

15 de agosto de 2012

Esta semana, o site da CDL vai divulgar as propostas dos candidatos a Prefeito de Vitória da Conquista sobre a revitalização do Centro. Será um candidato por dia, seguindo a ordem alfabética.
Todos os candidatos responderam a mesma pergunta: “Qual a sua proposta de governo para a Revitalização do Centro comercial de Vitória da Conquista?”
E, por se tratar de assunto muito abrangente, foi solicitado dos candidatos que dessem destaque na situação da Praça da Bandeira, dos ambulantes e camelôs que trabalham no Centro e na construção do Shopping Popular.

As entrevistas foram concedidas ao jornal Informe CDL e, por questão de limitação de espaço, foram editadas e os textos submetidos à aprovação dos candidatos, que os aprovaram sem ressalvas.

Candidato Elquisson Soares – “Estamos elaborando uma proposta de governo que divulgaremos em alguns dias. E, uma das preocupações da gente é o Centro da cidade como um todo. Nós temos o problema do trânsito, das calçadas que também prejudicam a movimentação… Conquista é uma cidade que vive, hoje, basicamente, do comércio. O comercio é que tem dado sustentação para seu desenvolvimento. Então, buscar saída para esta questão é dever do homem público. A gente está imaginando convocar a própria CDL e fazer umas reuniões com o comércio para discutir esta problemática toda, envolvendo trânsito, a situação das calçadas, das ruas, do estacionamento.

A gente precisa encontrar saídas, e uma dela é fazer estacionamentos em áreas periféricas, mas não muito longe do Centro, tirar esse trânsito maluco e criar condições para que as pessoas possam vir ao Centro, deixando seus carros próximos do Centro da cidade. Eu já vi no exterior, em cidades como Amsterdam, por exemplo, estacionamentos subterrâneos num projeto que não enfeia a cidade.

A gente pode discutir perfeitamente com o pessoal da Praça da Bandeira: o Mercado de Artesanato faz parte da história da cidade, mas se for necessário fazer um estacionamento subterrâneo ali, ele terá que sair. A gente tem que discutir muito esse assunto para buscar saídas. O prefeito não pode ser um cidadão isolado, deve conversar com o comerciante.

Inclusive a “Feira do Paraguai” é muito feia, muito desorganizada, não se pode nem transitar direito no meio daquelas barracas. A idéia do Shopping Popular parece uma coisa boa, mas não pode ser uma coisa mais afastada dali? Podia deslocar esse Shopping Popular para outro bairro. Enfim, de modo a não prejudicar quem negocia. E no local pode ser feito um teatro, estacionamento sob a rua, e urbanizar aquele espaço. Temos que convocar engenheiros para nos dar suporte, temos que estudar como dar este tratamento à praça e à periferia da praça, porque como está, está muito ruim e muito feio. Está impedindo que o comércio possa exercer a sua atividade de maneira mais tranquila, de uma forma mais organizada.”

 

Por Analice Vieira – Ascom CDL