Vendas do comércio para o Dia dos Pais cresceram 4,75% em 2012

16 de agosto de 2012

No ano passado, em agosto de 2011, o resultado foi mais positivo: as vendas foram 6,86% maiores do que em 2010

As vendas do comércio para o Dia dos Pais cresceram 4,75% em 2012, na comparação com 2011, apontam dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). No ano passado, em agosto de 2011, o resultado foi mais positivo: as vendas foram 6,86% maiores do que em 2010.

Pesquisa divulgada pelo SPC na semana que antecede o Dia dos Pais já previa este cenário, quando apontou que 41% dos consumidores não deveriam presentear na data. Isso por que o consumidor ainda se mostra ressentido de compromissos assumidos nos meses passados. “O brasileiro está parando de gastar para quitar as dívidas”, avalia Roque Pellizzaro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A retração é ainda mais evidente quando se analisa o andamento da inflação nos dois períodos em questão. Nos 12 meses anteriores a agosto de 2011, a inflação acumulada medida pelo IPCA do IBGE tinha sido de 6,86%, enquanto que nos 12 meses anteriores ao deste mês, o índice foi de 4,75%. “Embora o trabalhador tenha mais renda liberada para gastar, o aumento de salário está servindo para que estas pessoas limpem mais rapidamente o próprio nome”, explica Nelson Barrizzelli, economista do SPC Brasil.

De acordo com os indicadores do SPC Brasil, em julho de 2012, foi maior o número de pessoas que saíram por terem liquidado suas dívidas do que aquelas que entraram por inadimplência. Além disso, os índices têm mostrado que entre abril e julho, a liquidação de dívidas tem sido crescente. “No entanto, certamente continuaremos sentindo uma certa retração no consumo no segundo semestre de 2012”, pontuou.

O cálculo do volume de vendas foi baseado em amostras das consultas realizadas no banco de dados do SPC Brasil, com abrangência nacional, entre os dias 4 e 11 de agosto deste ano.

Fonte: CNDL