Proposta do candidato a Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, sobre a Revitalização do Centro

17 de agosto de 2012

Esta semana, o site da CDL vai divulgar as propostas dos candidatos a Prefeito de Vitória da Conquista sobre a revitalização do Centro. Será um candidato por dia, seguindo a ordem alfabética.
Todos os candidatos responderam a mesma pergunta: “Qual a sua proposta de governo para a Revitalização do Centro comercial de Vitória da Conquista?”
E, por se tratar de assunto muito abrangente, foi solicitado dos candidatos que dessem destaque na situação da Praça da Bandeira, dos ambulantes e camelôs que trabalham no Centro e na construção do Shopping Popular.

As entrevistas foram concedidas ao jornal Informe CDL e, por questão de limitação de espaço, foram editadas e os textos submetidos à aprovação dos candidatos, que os aprovaram sem ressalvas.

Herzem Gusmão – “A gente não pode imaginar a revitalização do Centro sem um shopping popular. Eu tomo como exemplo a cidade de Montes Claros que é muito parecida com Conquista. Montes Claros conseguiu a façanha de organizar, de democratizar o espaço. Prefeito nenhum pode fazer nada pela Praça da Bandeira porque não tem onde colocar aqueles ambulantes. Então, primeiro: o Shopping Popular.

Pensar em governar Conquista, deve-se pensar na força do comércio de Conquista, que tem o reforço da construção civil, da prestação de serviços, principalmente nas áreas de educação e saúde. Não se pode pensar em governar Conquista sem organizar o Centro Comercial. O ponto de partida é a construção do Shopping Popular. Aqueles que vão sair da Praça da Bandeira vão ficar felizes porque vão deixar para trás um lugar que enfeiou a cidade, mas que na verdade contribui para as famílias que vivem daquele negócio.

Mas até construir o Shopping Popular, o que precisa ser feito?

Vamos começar pela segurança: precisamos de um monitoramento eficiente. A iluminação precisa ser melhorada.

A Prefeitura tem participar, tem que chamar a iniciativa privada, deve conversar com a CDL, com o Sindicato Patronal, a Associação Comercial pelo menos três vezes no ano para estabelecer um calendário, para estimular e colaborar em relação às datas comemorativas, em sintonia com o comércio.

Vitória da Conquista precisa de uma nova plástica, e nosso mobiliário está muito arcaico. Vamos renovar.

A prefeitura precisa estimular a construção de um edifício garagem, no Centro.

Precisamos cuidar das nossas Alamedas, embelezando-as e equipando-as. Em relação às calçadas, cada uma de uma cor, são desniveladas, causando acidentes graves, contusões. A gente precisa cuidar chamando os lojistas para um mutirão.

Então são esses aspectos: a Praça da Bandeira, o Shopping Popular, a iluminação, mudança no piso, restauração das alamedas, a segurança, o estreitamento de relações entre governo e empresários. Só teremos o Centro de Conquista belo e organizado com a implantação do Shopping Popular.”

Por Analice Vieira – Ascom CDL