7 truques inteligentes para causar uma boa primeira impressão

21 de agosto de 2012

As pessoas podem decidir se vão querer trabalhar com você com apenas dois segundos de conversa. Saiba como causar impacto.

A primeira impressão pode definir o rumo de suas negociações

Pesquisas mostram que uma reunião de negócios, uma troca de propostas ou até uma entrevista de emprego podem ser decididas em apenas dois segundos, dependendo da primeira impressão que o interlocutor teve de você. (Confira a pesquisa aqui)

Isso coloca sobre você a responsabilidade de saber como agir nestes dois segundos essenciais. A única maneira é se preparar antecipadamente. Estes truques podem lhe ajudar com isso:

1. Mantenha-se saudável

Seu nível de energia depende de como está a sua saúde. Se você se cansa facilmente por falta de condicionamento físico e dorme pouco, você sempre parecerá cansado, especialmente com o stress de uma entrevista ou reunião importante. E, se você parece cansado, as outras pessoas entenderão que você não tem pique para o trabalho a que se propõe.

Isso não quer dizer que você precisa de um personal trainner ou uma aparência de ator de cinema. Basta se manter atento à saúde para parecer mais alerta, capaz e interessado.

2. Pesquise os costumes e a cultura

Empresas diferentes têm diferentes normas sobre o que é apropriado em termos de aparência pessoal e comportamento em uma conversa. Por exemplo: ir à uma reunião ou entrevista com programadores vestindo Armani é um simples convite ao ridículo. Da mesma forma, diferentes regiões do país ou do mundo exigem diferentes maneiras de comportamento e vestimenta. Mulheres com decotes muito abertos podem causar uma primeira impressão errada a um empresário mais velho, criado no Rio Grande do Sul, por exemplo.

3. Envie sinais claros

Sua semiótica são os sinais que sua aparência comunica imediatamente às outras pessoas. Todos costumamos fazer um primeiro julgamento rápido baseado nas roupas, acessórios, e mais: relógios, jóias, maquiagem, tonalidade da pele (saudável ou doentia), expressão facial, e assim por diante.

Sempre que possível, tenha certeza de que está criando de forma consciente um conjunto de sinais visuais que representam aquilo que gostaria de comunicar, especialmente sinais que mostrem que você é o tipo certo de pessoa com quem negociar.

4. Crie o melhor cumprimento

Estas são as três partes de seu cumprimento: sorriso, palavras e aperto de mãos (abraços e beijos, em algumas partes do país e do mundo). Isso varia de acordo com a situação.

Novamente, a pesquisa é a chave. Por exemplo: em algumas culturas, mostrar os dentes é vulgar. Suas palavras devem ser apropriadamente formais (ou informais). Os apertos de mão devem ser firmes, mas sem apertar demais. Também não se deve somente dar a mão, sem exercer nenhuma pressão. A inclinação do corpo ocorre em casos muito específicos. Faça a lição de casa!

5. Conheça sua agenda

Uma parte importante da impressão que você causa está em parecer confiante consigo mesmo e com o que você tem a ofertar. As pessoas sentem se você se preparou para a reunião ou se está improvisando tudo.

Por isso é importante saber o que você quer alcançar com a conversa e estar preparado para buscar isso. Estar preparado faz com que você, até em silêncio, seja crível.

6. Ensaie sua entrada

Agora que você juntou todas as partes anteriores, faça um ensaio de como entrar na sala. Ou, se for a outra pessoa a entrar, ensaie como recebê-la. Ensaie tantas vezes, até que isso se torne uma segunda natureza, mais do que apenas memorização. Se possível, ensaie com a ajuda de um colega, e peça sua opinião.

7. Medir e ajustar

Como as primeiras impressões são cruciais para o sucesso, vou vai querer ver o resultado de seus esforços. Após o contato inicial, repare nas reações da pessoa que acabou de conhecer. Preste atenção em suas expressões faciais, modo de falar e no comportamento subsequente.

Se a conversa for presenciada por um colega de confiança, peça sua opinião, quando estiverem a sós.

Há ainda outras dicas que podem lhe ajudar, quando somadas às descritas acima. O carisma, por exemplo, é uma importante ferramenta a ser constantemente treinada. O Jornal do Empreendedor publicou algumas orientações sobre como ser mais carismático. Confira aqui.

Adaptado de texto de Geoffrey James, originalmente publicado na Inc.com.

Fonte:  http://www.jornaldoempreendedor.com.br