Redes de franquias disseminam efeito positivo da adoção de práticas sustentáveis

23 de agosto de 2012

Para a Afras, um dos pontos mais importantes é a mudança do patamar de produção

Entre as medidas adotadas pela Spoleto, destacam-se a troca do fogão à gás pelo fogão elétrico e o uso de lavadora de louças e torneiras que liberam a água apenas no momento do uso

Ainda estamos longe da tão sonhada economia verde, porém algumas empresas vêm se esforçando na adoção de práticas sustentáveis. No segmento de franchising, a vantagem é que as ações podem ser repetidas pelas unidades franqueadas, multiplicando seu efeito positivo. “A Afras (Associação Franquia Sustentável) tem nove eixos de atuação e um dos pontos mais importantes é a mudança do patamar de produção”, destaca Cláudio Tieghi, presidente da entidade, o braço sustentável da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mudar a operação do negócio dentro de uma proposta sustentável é o objetivo do Grupo Trigo, detentor das redes Spoleto, Domino’s Pizza e Koni Store. Em 2011, a empresa lançou o projeto Spoleto 21, que prevê a reformulação de todas as lojas da marca de modo a reduzir custos e otimizar processos. Entre as modificações, destacam-se a troca do fogão à gás pelo fogão elétrico e o uso de lavadora de louças e torneiras que liberam a água apenas no momento do uso.

Os resultados foram significativos. O consumo de água caiu 40%. Sem o uso do gás, a limpeza das frigideiras dispensou o desincrustante – produto químico nocivo ao meio ambiente e às mãos dos funcionários. As lojas se tornaram menos quente sem as chamas do fogão à gás, melhorando a qualidade do ambiente. A otimização dos processos permitiu reduzir o número de funcionários por unidade e aumentar os salários em 50%.

“Conseguimos fazer tudo isso e ainda aumentar a rentabilidade do franqueado em até 7%”, comemora Renata Rouchou, gerente de expansão do Spoleto. Atualmente, 38 restaurantes da marca já atuam dentro do projeto Spoleto 21. A meta é chegar a 88 unidades até o final de 2012 e contemplar toda a rede em, no máximo, três anos. O Spoleto tem 261 lojas abertas e 40 contratos de novas franquias assinados.

Matéria-prima reciclada

Para colaborar com a economia verde, a rede Cobra D’água, especializada em moda jovem, aposta na fabricação de produtos ecológicos. A marca lançou a linha Save the Future, um mix de peças feitas com materiais recicláveis. Para se ter uma ideia, cada bermuda leva seis garrafas pet em sua confecção. Segundo a empresa, 100 mil pet já foram recicladas por meio do projeto. Para marcar o feito, a Cobra D´água lançou a bermuda eco-summer com uma tag comemorativa.

 

Além de usar matéria-prima reciclada, a linha Save the Future tem um processo produtivo diferenciado. As peças também utilizam tintas à base d’água, sem a adição de solventes agressivos ao meio ambiente. Além disso, não passam por estufas, o que racionaliza o uso de energia elétrica. A Cobra D´água  tem 12 mil pontos de vendas em 27 estados brasileiros. Em maio, a marca lançou seu modelo de franquias e estima contar com 70 lojas até o final de 2014.

Outra rede que investiu em produtos ecológicos é a Touch Watches. A marca lançou a linha Eco Friendly – Wood, uma coleção de relógios de pulso confeccionados em madeira natural sustentável e bambu. “O relógio é um símbolo de uma marca que se preocupa com a sustentabilidade. Nossa nova fábrica no pólo industrial de Manaus (AM) será erguida dentro dos parâmetros do selo LEED de construção sustentável”, anuncia Marcelo Amado, sócio da Touch.

 

Feira sustentável
Para disseminar o conceito de responsabilidade socioambiental, o Grupo Multi – detentor das marcas Wizard, Yázigi, Skill, Alps, Quatrum, Microlins, S.O.S, Bit Company, People e Smartz – promoveu práticas de sustentabilidade em seus dois estandes na 21ª ABF Expo, realizada na segunda semana de junho. Além de utilizar materiais reciclados ou que podem ser reutilizados, a área de exposição foi planejada para minimizar a emissão de CO2. O gás carbônico produzido será neutralizado com o plantio de 400 mudas de árvores nativas nas matas ciliares do Rio Xingu, no Mato Grosso.

Com essas ações, o Grupo Multi recebeu pela segunda vez consecutiva o prêmio Estande Sustentável, concedido pela Afras. “Nossa intenção é de fomentar uma gestão que leve em conta os aspectos socioambientais e entenda que é possível obter melhores resultados integrando práticas sustentáveis aos negócios”, afirma Claudio Tieghi, que além de presidente da Afras é diretor de Responsabilidade Social da Multi.

Por Cléia Schmitz /http://empreendedor.com.br