Não saia de casa sem ela

4 de setembro de 2012

Veja as bolsas que vão ajudá-la a manter a elegância e a carregar tudo o que precisa

Bolsas, malas, sacolas e pastas. Se para uns esses acessórios são apenas funcionais, para muitos é uma questão de puro estilo e, se bem escolhidos, impressionam. No escritório, em reuniões ou eventos eles mostram a que vieram. Caras, de marcas renomadas, feitas de materiais de primeira linha, elas são fundamentais. Nada mais justo, já que são responsáveis por levar para todos os lugares nossos kits de sobrevivência.

O primeiro passo é otimizar o espaço. Não podemos dizer que uma pessoa levando uma bolsa, uma mochila e uma sacola ao mesmo tempo nos ombros seja elegante. Por essa razão, a personal stylist Lilian Lacerda diz que como a rotina das mulheres é muito dinâmica, já que fazem muitas coisas e se dividem em várias tarefas durante o dia, optar pela praticidade é a melhor saída. Por isso é necessário usar uma bolsa que comporte todos seus itens de forma organizada.

Acompanhe as novidades com cuidado
Às vezes não dá para estar na moda e se manter elegante ao mesmo tempo, portanto, mesmo que a tendência peça maxibolsas , muita atenção: elas podem ser estilosas, mas nem sempre são chiques. “E o que é pior, são feitas de materiais muito moles, o que sem dúvida dificulta na hora de procurar algo dentro da bolsa. Não é nada prático!”, explica Lilian.

O melhor para estar chique e organizada é buscar bolsas de tamanho médio, estruturadas, e de preferência com várias divisórias internas.

Não pode faltar!
Toda mulher necessita de uma bolsa preta, isso é básico, um coringa. Então vale a pena investir em uma de ótima qualidade – o ideal seria ter também uma bolsa mais clara de tonalidade neutra para usar com roupas mais coloridas ou brancas, pois neste caso a bolsa preta pesa. Pode passar aquela sensação de que algo está fora de sintonia. Para ocasiões mais formais ou para ganhar um tom mais sofisticado, o couro e a pelica ainda são as melhores opções. Eles continuam no ranking de produtos duráveis e de boa qualidade.

Acerte!
A bolsa não necessariamente precisa combinar com o sapato ou cinto, mas o interessante é não destoar muito. Se o sapato for caramelo, por exemplo, é melhor não usar uma bolsa preta, pode ficar pesado. Neste caso entraria uma opção de um tom mais neutro. A tendência atual da moda para bolsas é o verniz, a palha e as bolsas metalizadas. O brilho está em alta para os acessórios, inclusive para as bolsas. “Não é errado investir nessas novidades mais modernas, aliás, indica que você é uma mulher que se atualiza, o errado é nunca ousar”.

Roupas sociais
Normalmente as roupas sociais são clássicas e com cores sóbrias. Usar uma bolsa mais atual como a de verniz, por exemplo, pode reciclar seu visual. O importante é saber que a moda passa, e quando ela passar você terá que aposentar este acessório. Então não gaste rios de dinheiro com modas passageiras. Equilibre seu bolso com a tendência.

Para eles
Para os homens a moda é bolsa tipo carteiro (as que se usa nos ombros), as mais fashion são as verticais, embora as “quadradinhas” também sejam interessantes. Agora, quando o assunto é praticidade, aqueles modelos com alças para segurar ou apoiar nos ombros são uma grande pedida.

Os homens precisam tomar alguns cuidados na hora de comprar estas bolsas, pois não devem ser muito moles e desestruturadas. “Uma dica interessante é, assim que forem à loja para comprar, retirem o enchimento de papel que geralmente está dentro e observem se a bolsa possui várias divisórias para organizar tudo. O material ideal é couro (preto, cinza ou cru) e que de preferência não tenha brilho”.

Segundo Lilian, para os homens de profissão ou personalidade conservadora, é preciso ter cuidado para não usar os modelos ultra-fashion, para não passar uma mensagem diferente da que realmente necessitam.

Outros compromissos
Quando houver outros compromissos ao final do dia, vale a pena levar outra sacola, ou mochila, com todos os itens necessários, e deixar no carro ou em um armário, tanto do escritório como da academia de ginástica, por exemplo. Não é uma boa idéia ficar levando tanta coisa consigo. Se o compromisso for formal, também vale investir em uma bolsa pequena mais adequada à situação. “O interessante é manter dentro dela umanecessérie com maquiagem, pois isso facilita sua vida, se houver convites inesperados”, fala Lilian.

Item essencial!
Impossível se separar do laptop. Ok, podemos reservar um lugar especial para essa importante ferramenta de trabalho.

No caso dos homens que usam notebooks, uma boa idéia é buscar uma pasta que comporte e tenha divisórias suficientes para todos os outros itens necessários. Já no caso das mulheres é melhor separar uma pasta só para o laptop e uma bolsa para os seus pertences, visto que a mulher carrega muito mais coisas que o homem.

Alerta!
Sobre as imitações: elas dão um ar “pobre” ao seu visual. Se não for possível comprar aquela marca dos sonhos, opte por uma boa bolsa de um material confiável. É a melhor decisão.

Quero uma folga!
Com todas essas dicas e conselhos, temos que levar em consideração que ninguém é uma executiva em tempo integral. Para ocasiões mais informais, é possível relaxar e optar por materiais, cores e tamanhos diversos. Ninguém usa um black tie para passear no parque.

*Bolsas Trizy e Serpui Marie, mochila Lulí.

Por Priscila D’Amora
Imagem: http://blogdalilicatt.blogspot.com.br/2012/06/o-q.html