Exercícios simples evitam lesões no trabalho

5 de setembro de 2012

Já mostramos aqui no blog vários benefícios da ginástica laboral, mas hoje chegou a vez de ensinar alguns movimentos que fazem parte dessa atividade.

Os efeitos para o corpo são muitos, como gerar motivação entre os funcionários, melhorar a autoestima e o espírito de equipe, desenvolver concentração e disposição para o trabalho e prevenir doenças ocupacionais. Além disso, a ginástica laboral não cansa e nem sobrecarrega, pois é leve e de curta duração.

Mesmo que em seu trabalho não haja uma prática oficial da ginástica laboral, você pode fazer alguns exercícios sozinho, duas vezes por dia. Veja alguns exemplos:

– Em pé, apóie as mãos numa mesa com os dedos voltados para trás, para alongar os antebraços.

– Estenda um dos braços para frente com a palma da mão virada para cima e force os dedos para baixo, com ajuda da outra mão.

– Sentado, com a coluna reta, olhe para frente e movimente a cabeça para os lados, na altura dos ombros, permanecendo 30 segundos em cada lado. Você pode usar as mãos para segurar a cabeça e ajudar a permanecer na posição.

– Ainda sentado, alongue a lateral do corpo esticando um dos braços, inclinando um pouco sobre a cabeça. Faça com os dois braços. Depois, una as mãos e alongue os braços juntos sobre a cabeça.

– Com a outra mão, empurre um braço pelo cotovelo, em direção às costas, por cima dos ombros.

– Encostado em uma parede, flexione uma das pernas em direção a barriga. Você pode segurar a perna, abraçando-a pelo joelho.

– Sentado novamente, permaneça com as pernas para frente e vire o corpo para trás, segurando nas costas da cadeira.

– De pé, apoiando nas costas da cadeira, flexione a perna para trás, na altura do quadril. Segure e perna pelo pé com o braço do mesmo lado do corpo.

Para cada exercício, permaneça na posição por 30 segundos. Faça sempre o mesmo movimento para os dois lados do corpo.

Com esses exercícios simples, você pode relaxar e render melhor no seu dia de trabalho. É muito importante praticá-los, especialmente se você passa muito tempo na mesma posição.

Fonte: www.blogvalesaude.com.br