Seja uma Empresa Verde – Sustentável

10 de setembro de 2012

Ser uma empresa verde quer dizer sustentabilidade que é algo de muita importância refere-se aos problemas ecológicos que estamos enfrentando e que tem ligação com as tentativas de salvar o planeta.

Mas o que significa para uma empresa ter o conceito de Empresa Verde (Sustentável) como meta? Para que isso ocorra é necessário que haja novas idéias ao planejamento, político, muitos estudos no processo produtivo com relação aos negócios. Criando políticas ambientais que visam à sustentabilidade do meio ambiente, promovendo treinamento aos empregados em relação ao conceito empresa verde. Deve-se tomar cuidado com fornecedores e produtores que tenham relações com a empresa, pois podem não ter a mesma preocupação com práticas de sustentabilidade adotadas pela empresa.

Muitas empresas que adquiriram o conceito empresa verde (sustentável) independente do seu tamanho, apresentam desempenho financeiro mais lucrativo, do que aquelas que não se preocupam com o meio ambiente. Qualquer custo relacionado com as mudanças a serem feitas na empresa, serão investimentos para o futuro, gerando aumento na lucratividade.

Se tornar empresa verde (sustentável) hoje em dia é o objetivo da maioria das empresas ou corporações. As empresas de porte grande são mais preparadas para responder as demandas do mercado do que as micros ou pequenas empresas. Mas não importa o tamanho da empresa, todas teriam que se tornar verdes (sustentáveis).

COMO SER UMA EMPRESA VERDE – SUSTENTÁVEL

 A renovação de mentalidade dos empresários amplia os negócios, a implantação do ISO 14001, garante a certificação que a empresa tem um sistema de gestão ambiental. Não é preciso ter o ISO 14001 para se tornar uma empresa sustentáveis algumas medidas simples podem ajudar começo do processo de renovação e assim obter uma ótima lucratividade e diferencial no mercado, como:

▬ Reciclagem do lixo;

▬ Tratar os resíduos que são gerados durante o processo produtivo;

▬ Reaproveitamento da água;

▬ Reduzir o desperdício de papel;

▬ Reduzir o desperdício de energia;

▬ Colocar pontos de coleta seletiva.

 O QUE É ISO 14001?

 O ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece as melhores praticas a serem implantadas no sistema de gestão ambiental. A norma é aplicável para qualquer empresa independente de seu tamanho, segmento de atividade, seja indústria, comercial ou de serviço. O que interessa é se a empresa tenha vontade e pretenda implantar uma política ambiental que auxilie a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais e preparar objetivos para um programa de gestão.

Para obtenção e manutenção do certificado ISO 14001:2004 a empresa tem que se submeter a auditorias, onde será verificado o cumprimento dos requisitos:

▬ Cumprimento da legislação ambiental;

▬ Diagnóstico atualizado dos aspectos e impactos ambientais de cada atividade;

▬ Procedimento padrões e planos de ação para eliminar ou diminuir os impactos ambientais;

▬ Pessoal devidamente treinado e qualificado.

Para maiores informação sobre o ISO 14001, acesse o site da ABNT clicando aqui.

Também cabe a empresa sustentável apoiar a educação ambiental, desenvolver e participar de campanhas, projetos e programas, voltados aos seus empregados e a população da região, estimulando o interesse da população e de novos empresários com relação à preservação do meio ambiente.
SITES RELACIONADOS

Alguns sites relacionados com sustentabilidade, responsabilidade ambiental, que ajudara pensar mais sobre o assunto de salvamos o nosso planeta:

▬ http://www.greenpeace.org/brasil

▬ http://www.wwf.org.br/

▬ http://www.iso.org

 

SÃO CAETANO DO SUL, UMA CIDADE VERDE (SUSTENTÁVEL)

 A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) situada no Parque Botânico Jânio da Silva Quadros, atua na implantação de ações ambientais no município. Alguns projetos para preservação do meio ambientes estão sendo executados pela cidade de São Caetano do Sul, seja algum deles:

▬ Em 2007, o Prefeito Municipal assinou convênio com o Estado no Projeto Município Verde Azul, iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Esse programa busca uma agilidade maior na divulgação, implantação e normatização das ações ambientais nos municípios. No ano de 2009, conseguimos a Certificação do Projeto, com o titulo de Município Verde Azul. No entanto, somos avaliados, anualmente, e para isso precisamos do auxílio de todos. Três questões importantes, referentes às empresas, são fundamentais na avaliação. São elas: poluição do ar, poluição das águas e poluição do solo;

▬ Esgoto tratado – atingimos a meta de 100% de esgoto coletado e tratado;

▬ Lixo Mínimo – A prefeitura esta implantando a coleta seletiva na cidade. No primeiro momento foram os PEVs (pontos de entrega voluntária);

▬ Um projeto piloto esta avaliando a coleta seletiva porta a porta. Este projeto esta em andamento nos Bairro Mauá e Jardim São Caetano. A SEMAS vêem orientando as empresas a implantarem a coleta seletiva em suas dependências e definir a destinação do mesmo. Muitas cooperativas e entidades aceitam e retiram esse material quando ofertado. Esse é um empreendimento que a própria empresa pode inserir em seus meios e favorecer sua imagem e o ambiente. A SEMAS esta cadastrando todas as empresas e pessoas que realizam trabalho de reciclagem de lixo;

▬ Mata ciliar – considerando que no município os corpos hídricos não apresentam áreas de mata ciliar, a SEMAS em parceria com a SESURB efetuaram o plantio de 400 mudas frutíferas em trecho do Rio dos Meninos, buscando melhorar o aspecto estético e ambiental;

▬ Arborização Urbana – foram plantadas mais de 5000 árvores no município nos últimos quatro anos e o processo é continuado. Um planejamento foi feito e para orientar os procedimentos, uma cartilha esta em desenvolvimento. Um fator que favoreceria muito as empresas e o município seria o plantio de árvores nas calçadas do entorno da empresa e no seu interior quando possível, principalmente nos locais de estacionamento e áreas livres;

▬ Educação ambiental: é uma ferramenta importante no gerenciamento ambiental de prefeituras e empresas. Entretanto, a educação ambiental efetuada pelas prefeituras e empresas deve ser praticada dentro e fora de seus limites;

▬ Habitação Sustentável – O Cadmadeira é um cadastro estadual das pessoas jurídicas que comercializam, no Estado de São Paulo, produtos e subprodutos de origem nativa da flora brasileira (Decreto Estadual nº 53.047/2008). Este projeto da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo tem como objetivo tornar-se mecanismo favorável ao comércio responsável, eliminando o desmatamento ilegal. As empresas que comercializam madeira devem cadastrar-se e as que compram exigir o cadastro e o SELO MADEIRA LEGAL;

▬ Ações de utilização de fontes renováveis de energia como a solar e a adequação de edificações para o uso racional de recursos naturais são destaques e os próximos passos;

▬ A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu o lançamento do Programa de Recuperação da Nascente localizada no Parque Catarina D’Agostini Scarparo, o popular Chiquinho, os alunos da EMEI Jacob João Lorenzini participaram da atividade para aprender sobre o tema, o projeto busca fortalecer o cuidado com as nascentes de São Caetano;

▬ A cidade comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o objetivo é conscientizar as crianças da cidade para a necessidade de uma vida com respeito e preservação do meio ambiente, com alguns eventos, como a proposta de trabalhar com material reciclável, palestras sobre Impactos Globais no Meio Ambiente e Perspectivas da Gestão Local, curso de culinária e aproveitamento integral dos alimentos, plantio de mudas de pau-brasil e alunos de escolas arrecadando material descartado incorretamente que podem poluir os rios e as nascentes;

▬ Campanha pelo fim da sacolinhas plásticas, atividade conta com a exibição do filme “Vida de Saco” – produção Andes & Querô Filmes – disponível no site Aprender São Caetano, clicando aqui.

▬ A reciclagem do óleo de cozinha;

▬ O DAE – Departamento de Água e Esgoto lançou o Projeto Amigo da Água, é um programa de conscientização para o uso racional da água na cidade.

 

Para saber mais sobre outros projetos de preservação ambiental e sustentabilidade que ocorrem na cidade, acesse o site de São Caetano do Sul clicando aqui.

GM, UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL (CASE)

 A empresa GM localizada na cidade de São Caetano do Sul fez 85 anos de atividades no País e lançou nesse ano 2010, o Projeto Flexpedition Chevrolet, a primeira etapa foi realizada em Janeiro, com ponto de partida o Complexo Industrial de São Caetano do Sul.

A expedição percorreu o Centro Tecnológico, construído dentro do conceito “Green Building” (edifício verde) e áreas da produção, incluindo a estamparia (prensas) e a pintura. Nesses locais podem-se ver as ações que a empresa esta fazendo para ajudar o meio ambiente, como, reduzir consumo de água, energia elétrica, reciclagem e eliminação de desperdícios.

Explica Claudio Eboli, diretor de facilidades, diz: “Este roteiro que estamos chamando de passeio pela GM do futuro é uma oportunidade única para mostrarmos à mídia e aos brasileiros o que nós fazemos para garantir o futuro do planeta, por um mundo melhor. Desta vez a expedição é literalmente por dentro da GM, conhecendo ações e projetos que fazem parte do cotidiano de nossa produção industrial e desenvolvimento tecnológico e que demonstram nosso compromisso com a sustentabilidade”.

 

Para saber mais informações ou sobre as outras etapas do Projeto Flexpedition acesse o site: http://www.flexpedition.com.brou http://www.chevrolet.com.br.

Fonte: http://www.investesaocaetano.com.br
Imagem: blogmais.org