Veja alguns métodos testados e aprovados que poderão tornar as campanhas “divertidas” e engajadoras
Lemos com calma nossa revista favorita no avião. Enviamos tweets ou checamos as atualizações do Facebook quando tomamos o café da manhã. Damos uma olhada nas notícias do jornal enquanto esperamos pelo início de uma reunião. Além de procurarmos nos manter informados e entretidos o tempo todo, independente de usarmos plataformas de mídia tradicionais ou dispositivos conectados à web, esperamos que a informação e a diversão também chegue até nós. E com um tablet ou smartphone na mão, as possibilidades de acessar e interagir com conteúdos aumentam, já que podemos assistir a programas de TV, ouvir música, jogar games e ver vídeos quando e onde quisermos.
Os anunciantes, de olho nessa tendência, já estão à frente com campanhas capazes de deixar suas audiências entretidas enquanto transmitem informações sobre seus produtos. Anúncios interativos e bem-humorados, além de chamar a atenção dos usuários, conseguem mantê-los engajados e fortalecem o relacionamento deles com a marca.
Portanto, apresento alguns métodos testados e aprovados que poderão tornar as campanhas mais “divertidas” e engajadoras.
1. Inclua um jogo
Além de ser uma maneira eficiente de construir um relacionamento baseado em diversão, as campanhas com games apresentam altas taxas de interação. Pensando nisso, a agência Arnold Furnace desenvolveu um trabalho interessante para a Thetruth.com: uma campanha antitabagismo que, dentre suas diversas ações, oferecia um jogo educativo online. Os games conseguem tocar em assuntos sérios e, ao mesmo tempo, têm a capacidade de serem extremamente engajadores.
2. Invista em bom humor
Ao criar a campanha global “Most Interesting Man in the World” para a cerveja Dos Equis, a agência Euro RCSG conseguiu um sucesso sem precedentes, resultando em memes de Internet, diversos prêmios e um aumento de 30% no volume de vendas. Na verdade, os consumidores ficam ligados e se envolvem ao máximo quando uma campanha engraçada aparece.
3. Conte uma história interativa
A campanha Life of Julia no site BarackObama.com teve cobertura dos principais meios de comunicação e foi muito compartilhada na Internet, porque conecta políticas públicas ao cotidiano das pessoas de forma inovadora e divertida. Os usuários acompanham as fases da vida de uma mulher desde o nascimento até a velhice, descobrindo como sua questões políticas afetam seu dia-a-dia. Mais importante, o internauta tinha que interagir para avançar, retroceder ou acessar um determinado ponto da história da personagem.
4. Premie o usuário
Para aumentar ainda mais a interação, ofereça a oportunidade de ele acumular pontos e bater recordes para destravar conteúdos ocultos. Assim, criará o hábito de voltar e, por consequência, continuará sendo impactado.
Não importa o que você esteja vendendo. Graças às possibilidades que a publicidade digital já oferece, não há motivos para aborrecer sua audiência. Não poupe os esforços para entreter os usuários com peças interativas e bem-humoradas, porque, com certeza absoluta, eles vão engajar com a sua marca.
Por Andrea Bridges Smith* do http://www.administradores.com.br
Imagem:facalinkspatrocinados.com.br
*Andrea Bridges Smith, engenheira de vendas da MediaMind