A hipertensão hoje é uma das doenças que abalam a população mundial, podendo acarretar em uma série de problemas tais como o infarte do miocárdio ou problemas vasculares no cérebro, como o derrame.
Geralmente percebemos que estamos com Hipertensão Arterial quando a nossa pressão arterial está alta ou fora do normal por um longo tempo. Em alguns casos ela chega sem sintoma algum e por isso é conhecida como Perigo Silencioso, ou seja, a doença que mata em silêncio.
Veja algumas dicas do Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e do Dr. Mario Coelho para você que apresenta sinais de Hipertensão Arterial: Perca peso.
- mantenha-se fisicamente ativo;
- abandone o cigarro;
- controle o colesterol;
- aumente a ingestão de potássio com a escolha dos seguintes alimentos: feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja – essa indicação se justifica pela possibilidade de o potássio exercer efeito anti-hipertensivo e ter ação protetora contra danos cardiovasculares;
- prepare os alimentos sem sal, e usar temperos naturais, como: limão, alho, cebola, cheiro verde, orégano, cominho, coentro, manjericão etc;
- para temperar as saladas utilize azeite de oliva ou óleo canola;
- dê preferência às carnes brancas (peixe e frango);
- consuma no máximo um pão francês (salgado) ao dia;
- consuma verduras, legumes e frutas diariamente, de preferência, crus;
- para preparar os alimentos use óleo de soja, milho ou girassol;
- evite frituras ao máximo;
- prepare alimentos grelhados, assados ou ensopados;
- o uso de leite e derivados é permitido – use queijo sem sal;
- beba no máximo três xícaras de café ao dia.
Segundo o Dr. Mario Coelho, uma pessoa que não tem Hipertensão arterial ou não sabe se tem, deve, ao menos uma vez por ano, visitar um médico e fazer exames de rotina, no qual incluirá a medida da pressão arterial.
Também é recomendável, segundo o doutor, evitar os fatores de riscos que façam surgir a Hipertensão arterial como por exemplo o fumo e o excesso de gordura na alimentação.
Fonte: Redação iLife/http://carreiras.empregos.com.br
Imagem: brasilescola.com