Comunicado da EMBASA: Nível da barragem de Água Fria segue estável

26 de setembro de 2012

As últimas chuvas registradas entre domingo (23)  e segunda (24) na região da barragem de Água Fria representaram apenas 12mm e pouco interferem no nível acumulado. Com isso, o volume armazenado segue estabilizado atualmente em 78% de sua capacidade.

Apesar do equilíbrio, desde o início de setembro as vazões dos rios Monos e Água Fria vêm se reduzindo bruscamente. Como resultado dessa queda, até o dia 24 deste mês o nível da barragem cresceu apenas 19 cm enquanto que durante todo o mês de agosto a Embasa registrou um crescimento de 96 cm.

Além da diminuição do volume de água que chega à barragem, outro fator preocupante são as altas temperaturas registradas a partir de setembro que, além de contribuir para aumentar o consumo também são responsáveis pela evaporação de até 3 mil/m³ de água por dia na bacia da barragem. “Por isso, é importante que a população continue economizando até a chegada do ciclo das chuvas e a normalização da situação”, explica o gerente do Escritório Local da Embasa em Vitória da Conquista, Álvaro Aguiar.

Por Ascom EMBASA