Como construir seu Marketing Pessoal

27 de setembro de 2012

Entrar para o mercado de trabalho é complicado, ainda mais quando não temos experiência. Quem já passou por isso sabe, e quem ainda não passou tem agora a oportunidade de se destacar lendo este post.

O mercado está cada vez mais exigente, vejo vagas de estágio solicitando no mínimo 1 ano de experiência. (Oi? Pra que mesmo serve o estágio? Não era para obter a experiência?!)

Então, o jeito é investir no marketing pessoal e conseguir um diferencial.

Antes de saber o que fazer, temos que entender o que é o marketing pessoal.
Segundo o “pai” do marketing, Philip Kotler, “Marketing Pessoal, é uma nova disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura”.

Traduzindo, o marketing pessoal nada mais é do que utilizar os conceitos e ferramentas do marketing, a fim de criar valores para você mesmo.

São conceitos simples, nada de 4P’s, SWOT ou matriz BCG.

Vamos lá, siga as dicas para construir seu marketing pessoal:

Dica número 1- Faça uma analise de “como você é” e de “como você deseja ser”.

É um ótimo ponto de partida, você consegue identificar e organizar seus objetivos, além de prepará-lo para aquela famosa pergunta na entrevista:  “- Como você é hoje e como você se imagina daqui a 5/10 anos?”

Dica número 2 – Imagine que você é o produto, sendo assim, é preciso se preocupar com: a embalagem, o conteúdo, a visibilidade, o diferencial e a divulgação.

A embalagem é principio de tudo, afinal “a primeira impressão é a que fica” e talvez você não terá a segunda chance para causar a “primeira boa impressão”. Então, preocupe-se com sua aparência, mantenha uma boa postura e um bom vocabulário.

Porém, só a embalagem não garante a venda, por isso é preciso preocupar-se com o conteúdo, isto envolve sua formação, seu currículo (esbanje sua criatividade), mostre atitude e positividade.

Mas de nada adiantará tudo isso se ninguém notar, é preciso visibilidade, é preciso comunicar e repercutir. Crie uma marca, faça um cartão de visita, um blog, escreva artigos, participe de eventos.

Faça tudo isso com seu próprio estilo, para tornar-se único, sendo assim você será lembrado pelas pessoas e isso resultará emdivulgação.

Para finalizar, uma frase de inspiração:
“Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença”
Winston Churchill

Disponível em http://plugcitarios.com