34% dos brasileiros organizam contas por data de vencimento

28 de setembro de 2012

As contas de água, luz e telefone são consideradas prioridades de pagamento

No Brasil, 34% dos consumidores priorizam o pagamento de contas de acordo com a data de vencimento, revela a Pesquisa de Crédito do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgada nesta quarta-feira (26).

Segundo o levantamento, as outras formas utilizadas para organizar o pagamento das contas são priorizar as contas básicas (luz, água, telefone), com 17% das respostas, pagar em ordem de chegada das faturas e boletos, também com 17% e priorizar as contas com valores mais altos (4%). Já, 24% informaram não priorizar nenhuma, pois conseguem pagar todas.

Dos consumidores das classes AB, 42% priorizam as contas por data de vencimento, 24% não prioriza, 13% priorizam as contas básicas, 12% pagam por ordem de chegada e 4% contas com valores mais altos. Em relação às classes CD, essas porcentagens ficaram em 27%, 25%, 19%, 21% e 3%, respectivamente.

Contas básicas

Quando questionados sobre priorizar uma única conta, 59% informaram que a prioridade seriam as contas básicas da casa, seguidas por compras parceladas no cartão de crédito (9%), parcela do financiamento de casa própria (8%), financiamento de automóveis (4%), empréstimo de banco (2%), plano de saúde (2%) e alimentação (1%).

As classes AB e CD também consideram as contas básicas prioridade, com 53% e 64% das indicações, respectivamente.

Fonte: InfoMoney