Crédito a empresas deve ter retomada no 2º semestre

3 de outubro de 2012

Concessões deverão acompanhar trajetória da atividade econômica. Para consumidores, a perspectiva também é positiva

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas atingiu 100,8 pontos em agosto, mostrando queda em relação ao nível de 100,9 pontos observado no mês anterior, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (1º). Segundo a Serasa, esse indicador tem a capacidade de antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência.

O resultado de agosto reflete que as concessões de crédito às empresas deverão acompanhar a trajetória de retomada gradual da atividade econômica, especialmente durante a segunda metade de 2012 e meses iniciais do próximo ano, de acordo com a pesquisa.

“O recente movimento de melhora no grau de confiança dos empresários e as medidas de estímulo à competitividade que estão sendo anunciadas pelo governo contribuirão, ao longo dos próximos meses, para o aumento da demanda por crédito por parte do setor produtivo nacional”, dizem os economistas da Serasa, por meio de nota.

Quanto às perspectivas de crédito para o consumidor, a Serasa informa que o indicador subiu 0,1%,  atingindo o patamar de 97,6. Segundo o estudo, a ocorrência de variações positivas após uma longa sequência de quedas ininterruptas sinaliza que o crédito ao consumidor tenderá a evoluir com maior vigor a partir do início de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crescimento mais significativo das concessões de crédito ao consumidor depende de reduções consistentes do nível de inadimplência, que ainda se encontra em patamar elevado, apesar da existência de sinais que apontam para seu recuo no curto prazo.

Fonte: G1 – Economia
Imagem: Google