Como adaptar as linguagens para o público-alvo nas campanhas
O mercado já vem se conscientizando da importância das campanhas de e-mail marketing, se bem trabalhadas. No entanto, mesmo valendo-se das boas práticas, buscando sempre ser conveniente no disparo de uma mensagem, o ponto de equilíbrio é encontrar a linguagem ideal para conversar com o público-alvo dentro dessas ações. Para auxiliar nesse processo de adaptação da linguagem, a Virid levantou algumas dicas de como identificar e utilizar essas técnicas dentro da campanha de e-mail marketing.
Conheça seu público-alvo – Esse é o ponto mais importante. Antes de qualquer coisa é preciso conhecer profundamente o público-alvo, saber os hábitos de consumo, interesses, e até cultura de navegação dele, seja dentro do seu site, outros portais e, principalmente, nas redes sociais.
Analise os relatórios – Algumas das plataformas de disparo de e-mail marketing fazem uma análise bastante criteriosa sobre a interação do usuário com a mensagem recebida. A partir desses relatórios é possível identificar se a linguagem está adequada e instiga o usuário a interagir com a sua campanha.
Segmente as ações – Se você tiver uma base extensa, que apresente perfis diferentes, a segmentação pode e deve ser sempre o caminho. Por exemplo, em um e-commerce de material esportivo, não adianta mandar ofertas de camisas do time A se o consumidor é fã do time B. Segmente as peças de e-mail marketing: os resultados serão otimizados e os clientes mais fidelizados.
Seja direto e verdadeiro – Acima de tudo, o cliente preza por respeito e transparência. A relação entre cliente e marca é mantida pela confiança e credibilidade. Por isso, é necessário ser direto e verdadeiro dentro das campanhas de e-mail marketing. Voltando às boas práticas, o internauta quer relevância. Então além de falar a linguagem dele, vá à mensagem central sem rodeios. Seja simples e claro ao transmitir a ideia.
Fonte: http://www.clientesa.com.br
Imagem: designtec.com.br