Conquista, cidade de empreendedores

24 de outubro de 2012

O conquistense tem o perfil empreendedor e Vitória da Conquista também tem atraído pessoas de outras localidades com este perfil, para investirem por aqui. E os números confirmam.

Em Conquista as Microempresas são maioria. De acordo com dados da Receita Federal, até o início de outubro de 2012, o número de Microempresas (ME) na cidade era de 21.416 estabelecimentos. Deste total, a categoria que mais cresce é a chamada MEI – Microempreendedor Individual, com 6.431. No entanto o número de MEI tem aumentado diariamente, pois quem antes tinha o seu negócio informal, tem entendido os benefícios da formalização.

São classificados como Microempresa os estabelecimentos que tiveram faturamento anual de até 360 mil reais. Dentro deste segmento, encontra-se o Microempreendedor Individual com o faturamento anual de até 60 mil reais.

Já as Empresas de Pequeno Porte (EPP) são as empresas que têm o faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões. Em Conquista, as EPP somam 2.236 estabelecimentos.

No Brasil, 85% das empresas são de micro e pequeno porte. Foram elas que ajudaram a sustentar a economia durante a crise econômica internacional, pois as Micro e Pequenas Empresas dependem menos do mercado internacional do que as grandes empresas.

Por Analice Vieira – Ascom CDL
Imagens: Luciana Flores e cospace.co