MPEs brasileiras geram mais de 100 mil empregos em setembro

25 de outubro de 2012

As micro e pequenas empresas brasileiras foram responsáveis pela geração de 103.299 postos de trabalho no mês de setembro. Isso representa um aumento de 5,1% se comparado com o mês anterior. Em agosto, o segmento –que reúne as empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano– criou 98.283 vagas.

O setor que mais criou empregos foi o de Serviços, respondendo por 33,6% do total. Em seguida, ficaram Comércio (22,6%), Indústria de Transformação (15,1%) e Construção Civil (9,7%). Os números estão na análise realizada pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em setembro, 68,7% do total de 150.334 empregos formais foram criados pelas MPEs. A participação das médias e grandes empresas na geração de vagas no período foi de 31,3%, cresceu em relação a agosto, que foi de apenas 2,6%.

Esse crescimento expressivo no período explica-se pela grande geração de empregos na Indústria de Transformação, principalmente no ramo dos produtos alimentícios, responsável por quase 30% do total de vagas criadas em setembro no país. Em agosto, a participação das médias e grandes empresas no segmento de Transformação foi de apenas 0,1%, ante 16,2% das MPEs.

Desde o início de 2012, as empresas com até 99 funcionários geraram mais de 966 mil empregos, o que representa 77,2% dos 1,25 milhão de novos cargos no país.

Fonte: Folha.com
Imagem: Google