Confiança do comércio tem evolução favorável

5 de novembro de 2012

Resultado segue favorável pelo segundo mês consecutivo. Números mostram que setor entra o 4º trimestre em ritmo aquecido

Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas (FGV) evoluiu favoravelmente, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (5). A média do trimestre terminado em outubro ficou 0,7% abaixo à do mesmo período de 2011, contra uma queda de 3,1% observada em setembro na mesma base de comparação.

Entre setembro e outubro, o Indicador Trimestral1 do índice  de 128,0 para 130,6 pontos, nível próximo ao da média histórica, de 130,8 pontos. “O resultado sinaliza que o setor entra o quarto trimestre de 2012 em ritmo aquecido”, diz a FGV em nota. De acordo com a pesquisa, a evolução mostrou-se favorável nos cinco principais segmentos pesquisados.

O aumento relativo do índice de confiança ocorrer tanto em relação à demanda no momento atual quanto às expectativas para os meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA-COM) médio do trimestre terminado em outubro ficou 0,8% abaixo em relação ao mesmo período do ano anterior; em setembro, a variação havia sido de -2,2% na mesma base de comparação.

Na média do trimestre terminado em outubro, 20,9% das empresas consideram forte o nível atual de demanda e 18,5%, como fraca. No mesmo período de 2011, estes percentuais haviam sido de 20,7% e 17,5%, respectivamente.

Na comparação com o ano passado, o Indicador Trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) passou de -3,7% para -0,5% no período. Os dois itens integrantes do IE-COM contribuíram na melhora da comparação interanual. O Indicador Trimestral das vendas nos três meses seguintes avançou de -2,9%, em setembro, para -0,4%, em outubro. Já o indicador da tendência dos negócios nos seis meses seguintes passou de -4,5% para -0,7%, no mesmo período.

Fonte: G1 – Economia
Imagem:  google